Revista Graphprint - Edição 148 - page 42

PAPÉIS FINOS
GRAPHPRINT OUT 14
42
Omercado de luxo, apesar dos sintomas de crise que rondam al-
guns países, é um nicho que cresce vigorosamente. É um cenário
onde não há a possibilidade de diminuir a qualidade e os benefí-
cios de produtos e serviços, se é que existe algummercado que
aceite isso. Mas, voltando ao negócio do luxo, é um segmento no
qual clientes são cada vezmais exigentes e sensíveis a um aten-
dimento que pede, nomínimo, a excelência.
Entendê-lo se tornou essencial para odirecionamento estratégico
de investimentos, treinamento e capacitação, definição de ações
de marketing e direcionamento de investimentos e expansão,
entre outros. Vale salientar que o luxo virou um conceito e não
significa que somente uma parcela da população seja consumi-
dora. Muito pelo contrário, é tendência e afetou todas as classes,
criandonovos desejos, novas padronagens, novosmateriais. Esse
processo é intitulado como a“democratização do luxo”.
Pululamopçõesdepapéis finosquevãoaoencontrodas
necessidadesdenichos, comoomercadode luxo. Consequentemente,
os fabricantes investemem insumosdiferenciados, comapelotátil e
texturasnobres. Éacustomizaçãoaserviçodanobredemanda
Um luxo
de impresso
FábioSabbag
A conclusão éque o luxonão significa ostentação, significa experi-
ência e depende de diversos fatores. Tambémpode se caracterizar
pordiversos fatores,comobeleza,qualidade,nobreza,detalhes, tra-
dição, emoção, preço e escassez, edependemuitodeum conheci-
mento prévio e de cultura. No Brasil, o consumo de artigos de luxo
tende a decolar nos próximos anos não só por conta da ascensão
da nova classemédia, mas, principalmente, devido à expansão da
camadademaior rendanapopulação.Até2020,osegmentodapo-
pulaçãobrasileira com rendabrutaanual acimadeUS$150mil vai
crescer46,3%,alcançando1,4milhãodepessoas,segundoestima-
tivadaempresadepesquisademercadoEuromonitor International.
O gancho para amatéria sobre papéis finos não poderia ser me-
lhor. É no mercado de luxo que se concentra a procura por in-
sumos diferenciados que se apresentam de forma nobre e cus-
tomizada. Cynthia Cadrobbi, gerente de marketing papéis finos
1...,32,33,34,35,36,37,38,39,40,41 43,44,45,46,47,48,49,50,51,52,...60
Powered by FlippingBook