Revista Graphprint - Edição 150 - page 3

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GRAPHPRINT DEZ 14
EDITORIAL
Quem imprimir em
2015 vai sorrir
Em janeiro de 2014, me recordo com clareza das conversas de que teríamos pela frente uma
avalanche de eventos, como de fato ocorreram. Em nossa indústria, muitas indagações paira-
vam no ar sobre como enfrentaríamos um ano parado em relação aos negócios da impressão.
Agora tudopassou, tomamosum chocolatealemãoem setedoses–nãohomeopáticas–, vimos
a eleição colocar no poder quem já tinha poder, além de passarmos por trancos na linha fina
que guia a economia interna. Hoje, enfim, podemos dizer que passamos por tudo isso, com
arranhões, disputas saudáveis e outras não tanto.
No entanto, ao fazer uma rápida retrospectiva da indústria gráfica, me arrisco a escrever que
2014 não foi nemmelhor nem pior do que estamos respirando há anos. Foi, talvez, diferente.
Foram 12 meses de aprendizado que, se de um lado fechou ciclos, por outro abriu clareiras
antes inimagináveisaouniversográfico.Muitasgráficasfizeramomovimentode transformação,
ou seja, conseguiram abrir mercados por meio de plataformas de comunicação integradas aos
novosmeios.
Tivemos por aqui a ExpoPrint, que foi um evento e tanto. O Brasil, por um período de sete dias,
concentrou e acolheu a indústria gráfica da América Latina com entusiasmo. Como dizer que
o “negócio impressão” tem seus dias contados quando presenciamos um evento lotado, com
empresasdediversos ramosembuscadesoluçõeseficienteseautomatizadas.Não,nãodápara
nem pensar nisso, tenha certeza.
Não entendo como alguns acham que os empresários brasileiros estão parados no tempo, sin-
ceramente.Você sabia que, recentemente, oBrasil se tornou o recordista de premiações do 21º
ConcursoLatino-AmericanodeProdutosGráficosTheobaldoDeNigris,promovidopelaConfede-
ração Latino-Americana da Indústria Gráfica (Conlatingraf), com apoio daAssociação Brasileira
da Indústria Gráfica (Abigraf). Sim, somos os grandes campeões; tradicionalmente, o Brasil tem
sido campeão em número de premiações desde que oTheobaldoDeNigris foi criado, em1990,
o que atesta a excelência do produto gráfico nacional. Neste ano, as 21 empresas brasileiras
participantes – de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Ceará – conquistaram
11 troféus de ouro; 10 troféus de prata e 41 certificações de qualidade.
As empresaspremiadas comouronos seus respectivos segmentos foram:Congraf Embalagens,
Escala 7 EditoraGráfica Ltda., Fac Form Impressos, Ipsis Gráfica e Editora, Log&Print Gráfica e
Logística, Ótima Gráfica, Plural Indústria Gráfica e Stilgraf Artes Gráfica. A divulgação dos cam-
peões aconteceu em cerimônia no dia 23 de outubro, emCartagena das Índias, naColômbia.
Equando omomentopedequestionamentos, vejo o setor gráficomais unido emprol do conjun-
to. “O projeto de lei encaminhado ao Congresso Nacional pela presidente Dilma Rousseff, além
dosóbviosefeitosnegativosqueacarretará sobreaeconomia,éumaafrontaàLei deResponsa-
bilidade Fiscal, instituída em 2000, pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, justamente
paracoibir gastos irrefletidospor partedosgovernos”,afirmaLevi Ceregato,presidentenacional
daAssociaçãoBrasileira da IndústriaGráfica (Abigraf).
Para Ceregato, a meta fiscal é um marco regulatório e seu estabelecimento e cumprimento
indicam planejamento e contribuem para a segurança do ambiente de negócios. “A cada dia,
o cenário econômico parece mais volátil, inserindo novos elementos de preocupação para o
empresário que quer investir,melhorar a produtividade, gerar empregos e voltar a competir in-
ternacionalmente”, continuaCeregato, lembrando que temos um custo de produção 34%maior
do que as principais economias emergentes. “Não aconteceu nenhuma catástrofe, nada impre-
visível que justifique rever ameta fiscal e esperamos que o Congresso tenha a lucidez de não
aprovar um projeto de lei que representa um retrocesso
para a segurança econômica duramente conquistada
peloBrasil”, finalizaCeregato.
Puxando um pouco a brasa para a nossa sardinha, como
revista segmentada e com grande interesse no cresci-
mento do nosso setor, a equipe da GRAPHPRINT traba-
lhou forte para levar aos leitores informações que podem
auxiliar o empresário a tomar a decisãomais adequada.
Pessoalmente, acredito que, se tivesse de escolher al-
gumas ações da GRAPHPRINT, para citar como destaque
votaria no 13º Prêmio GRAPHPRINT e no IV Fórum GRA-
PHPRINT de Tecnologia e Gestão da Indústria Gráfica |
Região Sul realizado em Porto Alegre, no dia 5 de no-
vembro.
A participação das gráficas locais e o apoio que tivemos
do Sindgraf-RS e da Abigraf-RS foram um dos grandes
propulsores do sucesso do evento. Assim, contentes do
que fizemos, e com a certeza de que o nosso trabalho
pode melhorar ainda mais, convidamo-lo para saborear
a edição de dezembro. Conte conosco sempre, pois con-
tamos com a sua leitura habitual. Desejamos um 2015
recheado de boas impressões.
Por fim, fechamos o ano de 2014 com aGRAPHPRINT de
número 150. Sim, caro leitor, já imprimimos 150 vezes
a revista que tem ameta de ser cada vezmais ativa em
busca de informação de qualidade.
Saudações GRAPHPRINTENSES
Fabio Sabbag
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