Revista Graphprint - Edição 150 - page 54

GENTE
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Segundo Iglesias,cercade52 trilhõesdepáginas impressassãopro-
duzidas todososanosnomundo todo,a imensamaioriaem tecnolo-
gia offset.Mas as aplicações demaior valor agregadopara o cliente
finaleparao impressorsão resultadosdacrescenteexpansãoda tec-
nologia digital. Iglesias avalia que o caminho para a potencialização
donegócioéacoexistênciadeambasas tecnologias,offset edigital,
eoplenoaproveitamentodomelhor potencial decadauma.
“Ossegmentoseditorial,promocional,edeembalagens têmgrande
potencial de crescimento através de ummaior aproveitamento de
recursosda impressãodigital.Naúltimadécada,a impressãodigital
registrou um crescimento global de 412%. Isso se deve ao maior
acesso, disponibilidade de recursos e facilidade de uso de tecnolo-
giasparagerarvalorpercebidopelocliente,entregandomaior leque
de serviçosqualificadosacustosmenores”, afirmou Iglesias.
Em encontro realizado recentemente em São Paulo com repre-
sentantes da indústria e a imprensa, Iglesias destacou que o seg-
mento de embalagens representa 6% domercado global de artes
gráficas, e que a produção de rótulos e etiquetas ocupa 10% do
valor total de páginas impressas. Já no setor de livros, a impres-
sãodigital seapresentacomosoluçãoviável paraeditorasqueen-
frentam o desafio diversificar títulos e públicos com publicações
direcionadas e tiragensmenores.
“É nesse contexto que a tecnologia digital complementa melhor
o instrumental técnico do impressor que já está acostumado com
o offset tradicional. O digital permitemaior flexibilidade e produ-
tividade ao ambiente de produção, agregando oportunidades de
receitacompequenas tiragensepersonalização. Na indústriaedi-
torial, esse universo engloba tendências que vão dos trade books
e livros corporativos ao conteúdo didático e materiais escolares.
A personalização e a maior diversidade de gramaturas e subs-
tratos também permite que a tecnologia digital agreguemuito às
indústrias de embalagens e ao segmento de comunicação gráfica
promocional. De olho nesse mercado, a Xerox adquiriu, no ano
passado, a Impika, para desenvolvimento, produção e comercia-
lização de soluções de impressão inkjet, que traz uma infinidade
desoluçõesdeproduçãográficavoltadasparamanufatura,varejo,
segurança, etiquetagem e embalagem”, disse.
Estratégias
Para o diretor executivo de artes gráficas da Xerox, a estratégia
ideal é oferecer produtos, aplicações e serviços diversificados no
portfólio. “É importantepara ‘conversar’ com todosossegmentos.
Nãobasta falar comasgráficasapenas,éprecisoalcançar asedi-
Luis IglesiasassumediretoriaexecutivadaXeroxBrasil
“Ossegmentoseditorial,promocional,edeembalagens têmgrande
potencial decrescimentoatravésdeummaior aproveitamentode
recursosda impressãodigital.Naúltimadécada,a impressãodigital
registrouumcrescimentoglobal de412%”,disseonovodiretor
executivo
EmaçãodaXerox, onovodiretorexecutivode
negóciosparaomercadode impressãodigital
dealtovolumeesoluçõesparaomercadode
artesgráficas, Luis Iglesias,apresentouem
SãoPauloperspectivasdosetor
toras, criar sinergiaperante as demandas domercado, abordando
de modo mais amplo. Na Xerox estamos alinhando e integrando
todos esses atores”, complementou o executivo.
Iglesias ainda abordou o setor de fotografia e formaturas, onde
osmais recentes lançamentos da linha de baixa produção e aca-
bamento têm possibilitado o aprimoramento de funcionalidades
para uma série de aplicações voltadas ao desenvolvimento de
fotobooks, álbuns, posters, catálogos e material promocional de
alta qualidade.
“O nosso compromisso é com o desenvolvimento do mercado.
Queremos ajudar nossos parceiros e clientes a encontrar novas
fontes de receita e a buscar oportunidades pensando fora do
quadrado. Esse é o grande desafio contemporâneo das empre-
sas fabricantes e provedoras de soluções tecnológicas”, conclui
Iglesias.
Perfildoexecutivo
Com experiência acumulada em décadas de atuação nomercado
gráfico e no desenvolvimento de soluções de impressão digital,
nosúltimosdoisanos foi sócioediretor emvendasemarketingda
Comprint Indústria e Comércio de Materiais Gráficos, gerencian-
do diferentes linhas de soluções do segmento gráfico (impressão
digital de alta produção HP Indigo, acabamento AB graphics, im-
pressão convencional OMET e Inkjet Atlantic Sizer/KonikaMinolta
eKyocera).
Antes disso, atuou também como countrymanager na HP Indigo,
onde gerenciava a divisão de negócios de impressão digital de
alta produção da HP Brasil (HP Indigo e Inkjet Highspeed Produc-
tionSystems). Iglesias temuma longa trajetóriaanterior naXerox,
ondeocupoudiversasposiçõesde liderançanasáreasde impres-
são eletrônica, vendas e marketing, sempre com grande foco no
segmento gráfico.
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