Revista Graphprint - Edição 157 - page 31

GRAPHPRINT AGOSTO15
Gestão
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Um dos alunos que já entenderam esses conceitos e os tem colo-
cado em prática com sucesso em sua empresa é LeonardoMen-
donça, coordenador de logísticanaComaudoBrasil. Segundoele,
o curso o ajudou a encontrar formas de negociar os processos de
maneiramais rápidaeeficiente.“Umdosaspectosquemaisagre-
garam aomeu trabalho foi o conhecimento adquirido sobre tribu-
tos na aquisição. Por desconhecimento, acabávamos deixando de
realizar negócios mais lucrativos para a empresa. Outro ponto: é
fundamental queocomprador entendade tributosnaaquisiçãoou
fatalmentecolocaráaorganizaçãoem risco.Muitasvezes,opreço
mais baixo, na realidade, é omais alto”, analisa.
De acordo com Cunha, esse é um bom exemplo para se discutir
a gestão de riscos na organização. “Muitas vezes, o produtomais
baratonãoénecessariamenteaquelequeme traráomelhor retor-
no. Ele pode ser omenor preço,mas seme gerar mais tempo de
manutenção, oupossuir uma vidaútil escassa, elepodenão estar
gerandovantagenscompetitivasparaaempresa. Isso temsempre
que ser levado em conta”, explica.
COMPRASESTRATÉGICAS
Além de saber comprar, esse profissional precisa de um bom
relacionamento com fornecedores, além de grande capacidade
de negociação. “É importante mensurar a relevância para cada
fornecedor, dependendo de sua importância para seu produto
final. Essa relação pode gerar, por exemplo, algum grau de ino-
vação para a área de compras, como por exemplo, a troca de
determinado bem ou a criação de um novo nicho de mercado
para a empresa”, diz Cunha.
Outropontomuitodebatidono cursodiz respeito à inteligênciade
mercado envolvida neste processo de compras. “É vital. Entende-
mos que trata-se de um pré-requisito que o profissional de com-
pras compreenda o quão importante um e outro fornecedor são
para o planejamento estratégico da empresa, saindo da posição
demerocomprador diantedasdemandasque lhesãoencaminha-
das”, afirma o coordenador técnico do curso de pós-graduação
em administração de compras e suprimentos do Ietec.
Cunha exemplifica a importância dessa inteligência de mercado
assim: “Digamos que uma empresa esteja estudando a possibi-
lidade de abrir uma nova unidade em outra região do país. É es-
tratégicoqueoadministrador de compras analiseo cenáriodesse
local, analisando a existência de fornecedores qualificados. Essa
informação pode ser estratégica para a direção da empresa deci-
dir pela implantação dessa nova planta.”
CONTROLEDESUPRIMENTOS
O mesmo estudo que mostra a relevância do setor de compras
nas organizações concluiu que amaioria das empresas já encara
como igualmente importante saber gerenciar seus suprimentos,
mantendo uma base diferenciada e relevante de empresas ofere-
cendo os serviços necessários.
“Não é possível, nos dias de hoje, que uma empresa concentre a
aquisiçãodeum insumo estratégico emumúnico fornecedor. Ima-
gine se este fornecedor quebre, ou que seus funcionários entrem
emgreve?Atéqueseconsigaoutro,aproduçãodobemouaoferta
doserviço terásidoprejudicadasimplesmentepornãose terperce-
bidoo riscoenvolvidonoprocesso”, completaCunha.
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