Revista Graphprint - Edição 157 - page 30

GESTÃO
GRAPHPRINT AGOSTO 15
30
Partimos do fato de que toda empresa precisa comprar, seja matéria-
-primaparaaproduçãodeseusprodutosoumateriaisdeescritóriopara
a prestação de serviços. Todo negócio precisa comprar de outros para
oferecer suas mercadorias no mercado. E o valor que se paga por um
insumo impacta diretamente no valor final do bem ofertado, ou seja, na
decisão de compra do cliente.
Justamente por isso, o profissional de compras é tão importante para o
negócio. Estudos indicam que, emmédia, 40% dos custos finais de um
produto/serviço possuem, como origem, o setor de compras. “Mas para
saber comprar é necessário mais que ter uma boa rede de contatos e
atuar com base nos instintos e experiência de vendas. É vital que se
domine os processos envolvidos no planejamento da empresa, como
gestão de estoque, relacionamento com fornecedores, formação de
preço, competitividade, concorrência no mercado em que se pretende
comercializar esse bem, entre outros fatores”, afirma Francisco Cunha,
coordenador técnico do curso de pós-graduação em administração de
compras e suprimentos do Ietec.
Compra certa, sinônimode lucratividade
PRÁTICASACERTADASDECOMPRAS
CONTRIBUEMPARAREDUÇÃODECUSTOS
EDOPREÇO FINALDOPRODUTOOU
SERVIÇOOFERTADO
1...,20,21,22,23,24,25,26,27,28,29 31,32,33,34,35,36,37,38,39,40,...60
Powered by FlippingBook