Revista Graphprint - Edição 172 - page 6

GRAPHPRINT DEZEMBRO16
ENTREVISTA
6
FábioSabbag
LEVI CEREGATO
Pairanaatmosferado setor gráficomundial umaevidente retomadadacomunicação impressa. Pesquisas realizadas
recentemente no Brasil e no exterior apontam que a comunicação impressa gera alto índice de confiança, de prefe-
rência dos leitores e de conversão de compra.
Estudodo institutoamericanodepesquisaMarketingSherpa revelouque47%dosusuáriosde internet entrevistados
preferem a publicidade impressa. Esta ficou 10 pontos à frente de publicidade enviada por e-mail via smartphone e
acima, também,depublicidadevia rádiooumensagemde texto. Jáos resultadosdapesquisaconduzidapelaempre-
sa inglesaWilmingtonMillenniumepublicadosno iníciodesteanovãonamesma linha. Quarentaeoitopor centodos
entrevistados afirmaram quemala direta é uma boa forma de as empresas se comunicarem com eles, o que repre-
sentaumcrescimentode7%em relaçãoàpesquisa similar conduzidaem2014. Entreos jovens, o impresso também
é sucesso. Publicada no início deste ano, pesquisa realizada pelo professor de linguísticaNaomi Baron, daAmerican
University, concluiu que 92% dos estudantes universitários entrevistados preferem o livro impresso aos e-books.
“Definitivamente, acomunicação impressaéumadasmaneirasmaiseficazesde seconectar comos clientes”, disse
Levi Ceregato, presidente daAssociaçãoBrasileira da IndústriaGráfica (Abigraf)
Outro indicador quepesou a favor danossa indústria foi a eleição. Dados doTribunal Superior Eleitoral (TSE)mostra-
ram que a publicidade commateriais impressos liderou os gastos dos candidatos na campanha eleitoral de 2016. A
prestação parcial de contasmostrou que foram gastos R$ 174,5milhões com publicidade impressa, seguidos de R$
103milhõescomcombustíveise lubrificanteseR$100milhõescomserviçosprestadospor terceiros. “Oscandidatos
gastarammaisnamídia impressadoqueemprogramasde rádio, televisãoouvídeo,quesomaramR$74milhõesem
despesas. Osmateriais impressos sãocartazes, colas, santinhosepanfletos. Sóem santinhos foramgastos cercade
R$38milhões”, comentaCeregato.
Há enfimumnovohorizonte sendomontadopara o setor de impressão.Mesmo assimhá anecessidadedemanter o
alerta ligadoedirecionar produtoseserviçosdeacordocomanecessidadesdosclientes,deuma formacustomizada
e prestativa. Embalados pela boas notícias que cercam o setor gráfico atualmente, convidamos o presidente daAbi-
graf para fazer umbalanço do ano emostrar os próximos passos da entidade.
CONFIANÇARESSURGENOMERCADO
1,2,3,4,5 7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,...52
Powered by FlippingBook