Revista Graphprint - Edição 173 - page 45

GRAPHPRINT JAN/FEV17
Distribuição dePapéis
45
GRAPHPRINT - Em 2016 quais foram as principais realiza-
ções daAndipa?
Andrade -
Foi um ano difícil, que reforçou a importância da re-
presentação coletiva. Em 2016, a Andipa aproximou-semais das
questões de fiscalização, buscando, inclusive, medidas judiciais
para coibir os excessos da Sefaz-SP, dando maior tranquilidade
para os associados.
GRAPHPRINT - Fale sobre os planos para 2017.
Andrade -
Para este ano, a associação vai manter sua atuação
vigilante em prol de seu objetivo permanente, que se resume na
valorização do distribuidor dentro da livre e leal concorrência.
Ou seja, atuaremos no combate a quaisquer anormalidades que
provoquem o desequilíbrio, que gerem vantagens indevidas, quer
sejamde caráter tributário oude caráter concorrencial.
GRAPHPRINT - Quantos associados aAndipa congrega atual-
mente?Há perspectiva de alcançar novas empresas?
Andrade -
AAndipa nasceu da união de cinco empresas, che-
gou a ter mais de 60 associadas e, hoje, reúne 22 distribuido-
ras. O quadro associativo é retrato da transformação do setor
no período. Atualmente a situação do mercado de distribuição
é mais saudável e a associação está aberta às empresas que
se enquadram ao rito de adesão e partilham os valores da livre
e leal concorrência.
GRAPHPRINT - O setor de distribuição de papel conquistou
crescimento em 2016?Qual a expectativa para 2017?
Andrade -
O que podemos dizer, sem dúvida, é que 2016 foi um
ano de adaptação, marcado pela redução nos volumes de negó-
ciose redefiniçãoda fatiademercadodisponível paraosegmento
de distribuição. Apesar de os volumes não serem aqueles a que
estávamos acostumados no passado, a redefinição do mercado
leva aos ajustes necessários para trabalharmos com rentabilida-
de,condiçãoessencial paraasustentabilidadedosnegócioseque
vinha sendo sacrificada. Com operações rentáveis e apostando
que o governo consiga implantar as medidas necessárias para
destravar a economia, o segmento de distribuição pode ter boas
perspectivas para 2017.
GRAPHPRINT -AAndipa acreditaque amídia impressa tende
a retomar algunsmercados daqui em diante?
Andrade -
Acreditamosna convivênciadasmídias.Assim comoo
rádio e a televisão, o impresso e o digital coexistirão. O consumo
de papel vai continuar crescendo em alguns segmentos e pode
cair, até estabilizar, em outros. Passada a novidade do digital, o
impresso tem reforçado sua eficácia na comunicação. Podemos,
por exemplo, ter tiragensmenores e uma variedademaior de pu-
blicações direcionadas a públicos específicos, atuando de forma
complementar com outrasmídias.
GRAPHPRINT -As altas cargas tributárias continuam sendoo
grande obstáculo empresarial?
Andrade -
As altas cargas tributárias e o cipoal jurídico inferni-
zam todo empresariado brasileiro. Hoje muitas empresas estão
mudando para o Paraguai, que tem regras claras e cargas tribu-
tárias inferiores às praticadas no Brasil. Quem sabe, com a crise
vivida pelos Estados, o momento não é propício para a reforma
tributária?
Em seus 15 anos de história, a associação deu voz ao segmento
de distribuição de papel e hoje faz valer suamissão de defender
os interesses dos distribuidores, buscando sempre a livre e leal
concorrência, além de auxiliar os órgãos de fiscalização no com-
bate a todo o tipo de fraude.
1...,35,36,37,38,39,40,41,42,43,44 46,47,48,49,50,51,52
Powered by FlippingBook