Revista Graphprint - Edição 173 - page 44

DISTRIBUIÇÃODEPAPÉIS
GRAPHPRINT JAN/FEV 17
44
Aentidadedeclasse, semfinseconômicos, foi fundadanoprimei-
ro semestre de 2001 para apoiar as empresas que atuam no se-
tor de distribuição de papel em todo país. As ações consolidadas
visam fortalecer o setor. De acordo com a Andipa, os integrantes
dessa cadeia de negócios reconhecem a importância dos distri-
buidores como elo entre fabricantes e consumidores. E as tarefas
não são simples: aAndipaprecisa estar atenta e lutar por objetivos
comuns do setor, entre elas, o combate sistemático de desvio da
finalidade do papel imune, a viabilização de informações estatísti-
cas e demercado e ações permanentes buscando aproximação de
temas que interessem ao setor, além de representar e defender os
interessesdo setor juntoaosórgãosgovernamentaiseprivados.
Para falarmais sobreessa trajetóriade15anos, convidamosVitor
Paulo deAndrade, presidente do conselho diretor daAndipa.
GRAPHPRINT - Nestes 15 anos, aAndipa presenciou grandes
transformaçõesedeve ter convividocomalgumassentenças
de morte do meio papel. Nesse sentido, como a associação
contribuiu para o fortalecimento domeio impresso?
Andrade -
As transformações foram radicais nesses últimos 15
anos. A sociedade, o consumodopapel, omercadoemgeral, tudo
mudoumuito. A queda nos volumes, a globalização e a especia-
lização no âmbito dos fabricantes provocaram seleção dos parti-
cipantes domercado de distribuição, eliminando distribuidores e
tornandoomercadomaisconcentradoemais independente.Além
disso, em determinados momentos, tivemos que conviver com a
exacerbada fraude com papel imune, que, além da concorrência
desleal, provocou um crescimento do número de “distribuidores”
em busca de vantagens tributárias. Esse crescimento regrediu
comas ações das autoridades tributárias que, comapoiodaAndi-
paedemaisentidadesdo setor, criaramaDirf, oRecopi eaemba-
lagem especial do papel imune.
Especificamente sobre o fortalecimento do meio impresso, as
ações são constantes e envolvem toda a cadeiadenegócios.Mas
é principalmente através de sua luta por ummercado de papel
livre e globalizado que a Andipa mais contribui, propiciando ao
setor gráficoeseusmeios impressospapéiscombompreço,qua-
lidadeevariedade.AAndipaapóia,ainda,desdeoseu lançamento,
amais concreta e louvável iniciativa de promoção da comunica-
ção impressa, que é a campanhaTwoSidesBrasil.
Atentaaos valores da
livre e leal concorrência
COMA FIRMEMISSÃODEBUSCAR
OPORTUNIDADESDEMERCADOE FORTALECER
OSEGMENTODEDISTRIBUIÇÃO,A
ASSOCIAÇÃONACIONALDOSDISTRIBUIDORES
DEPAPÉIS (ANDIPA) COMPLETA 15ANOSDE
EXISTÊNCIA.
1...,34,35,36,37,38,39,40,41,42,43 45,46,47,48,49,50,51,52
Powered by FlippingBook