Revista Graphprint - Edição 176 - page 46

RADAR
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Asprincipais foramaprevalênciadabuscapagaem
dispositivos móveis (registrada ao longo de todo o
ano), o aumento da eficiência de campanhas com
linkspatrocinados (ou seja, ageraçãodemaior trá-
fego a um custo menor) e a ascensão do formato
“ShoppingAds”, ou listas de produtos com link di-
reto para compra no display principal do Google. É
o que mostra o relatório “Paid Search Trends”, da
iProspect, agência de marketing digital full perfor-
mancepresenteem52países.Oestudoéorganiza-
do nos EUA e baseado no rastreamento demais de
176mil campanhas online ativas em vários países,
referentesa1.300contasdoGoogleAdWords.
“Asmarcas estão registrando cada vezmais retor-
no de estratégias segmentadas de audiência que
as campanhas digitais permitem. Eles estão tam-
bémpriorizandoabuscapagaemdispositivosmó-
veis, onde amaior parte das buscas agora ocorre.
Cresce também a sofisticação na mensuração de
resultados, permitindo um entendimento mais
completo e efetivo das vantagens de uma aborda-
gem ‘mobile-first’”, diz Rodrigo Turra, presidente
da iProspect Brasil.
De acordo com o relatório, campanhas de busca
paga em 2016 entregaram grande crescimento
(considerando a comparação ano a ano) e maior
Paramensurar estratégias
segmentadas
Abuscapagamóvel continuouacrescer em2016, fechandooprimeiroanoemque
osclicksoriundosdedispositivosmóveissuperaramosoriundosdedesktops; 52%
dosclicks tiveramorigemmobileem2016, sendoqueas impressõeseclicksmobiles
tiveramumcrescimentoanual de, respectivamente,57%e79%
MUDANÇASNASPLATAFORMAS
DEBUSCA (PRINCIPALMENTEO
GOOGLE) ENASESTRATÉGIAS
DOSANUNCIANTESPROVOCARAM
ALTERAÇÕESSIGNIFICATIVASNO
MERCADODEBUSCAPAGAEM
CAMPANHASDEMARKETINGDIGITAL
(LINKSPATROCINADOS) EM2016
eficiência, comexpansãodedoisdígitosem impressões (19%) eclicks (15%), além
de um decréscimo geral de 5% no custo por click (CPC). Essasmudanças refletem
tanto a mudança do anunciante, que visa desenvolver campanhas cada vez mais
dirigidas e assertivas, comomudanças nos formatos de anúncios empesquisas no
Google,comooExpandedTextAds,queproporcionoumaisespaçoaosanunciantes.
CURVADECRESCIMENTO
ShoppingAds, também conhecido comoGoogle PLA (Product ListingAds), também
apresentaram grande crescimento. Em dezembro de 2016, no período entre o Dia
de Ação de Graças e o Cyber Monday, os shopping ads tiveram um crescimento
de 55% de tráfego e de 9% em vendas. Considerando-se o desempenho anual, o
crescimento foi de 76% em impressões e de 44% em tráfego.
“Certamente, esta é uma área de atenção em 2017, até porque o Google continua
a desenvolver formatos mais visuais de apresentação de produtos para compra
em buscas. No entanto, esperamos mais competição nesta área com a Amazon
utilizandomais este formato. Esse formato é importante, pois tende a engajarmais
cedo o consumidor para amarca em sua jornada de compra”, explicaTurra.
Como foi reportado em relatórios anteriores, abuscapagamóvel continuou a cres-
cer em 2016, fechando o primeiro ano em que os clicks oriundos de dispositivos
móveis superaram os oriundos dedesktops; 52%dos clicks tiveram origemmobile
em2016, sendoqueas impressões e clicksmobiles tiveramum crescimentoanual
de, respectivamente,57%e79%. “Maisdoqueuma tendência, abuscapagamóvel
jáéuma realidadeeas empresas precisam incorporar issoa suas estratégias digi-
tais omais breve possível”, finaliza o presidente da iProspect.
1...,36,37,38,39,40,41,42,43,44,45 47,48,49,50,51,52
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