Revista Graphprint - Edição 176 - page 38

DIGITAL PARAEMBALAGENS
GRAPHPRINT MAIO 17
38
Chegouparaficareagoradesenhanovasentradasemalgunsseg-
mentos menos explorados. Assim, de uma forma rápida, eviden-
temente, a impressão digital olha commais ênfase para alguns
nichos de impressão. É o caso, sim, da produção de embalagens.
Consolidado emuito produtivo no offset ou em outros ambientes,
a impressãodeembalagens tendeaganhar novosaresecaminha
também para a customização. Não se trata de escolhas,mas de-
cisões pragmáticas demercadomesmo.
Por natureza, o segmentodeembalagens éuma fatia significativa
e que desperta atenção por onde passa. Após seis períodos de
quedas consecutivas, a indústria de embalagem registrou cresci-
mento de 2,54%, no segundo trimestre de 2016, em comparação
comamédiados trêsmesesanteriores,na sériecomajuste sazo-
nal. O dado foi publicado pelo EstudoMacroeconômico da Emba-
lagemAbre/FGV“RetrospectivadoPrimeiroSemestreePerspecti-
vas para o Fechamento de 2016”.
Abre-se então a possibilidade de competir, oferecendo tiragens
menores alinhadas ao famigerado valor agregado. É inegável que
o consumo de embalagem é um dos parâmetros utilizados para
avaliar o estágio de desenvolvimento econômico de uma deter-
minada sociedade.AAmérica Latina, por exemplo, ainda temmui-
to chão pela frente, pois o consumo de embalagem na região só
Radar
ligado
IMPRESSORASDIGITAISSÃODESENHADASTAMBÉMPARACOMPETIREMNOSEGMENTO
DEEMBALAGENS. SETOR, QUEÉ FORTEECOMPETITIVO, PODESEBENEFICIARAOENTRAR
NA ZONADECONVERGÊNCIADETECNOLOGIAS
é maior que o da África e da Oceania. O Oriente Médio tem um
consumode embalagemmaior que aAmérica Latina. Entende-se
com isso que há espaço para crescer ou evoluir o atendimento
com ferramentas produtivasmodernas e competitiva.
ErnandeRamos, diretor de vendasparaAméricaLatinadaEFI, en-
xergaqueo segmentodeembalagens registrou forte crescimento
com a chegada da impressão digital por conta das vantagens que
este tipo de produção permite. “Além de ampliar a produtividade,
a impressão digital abriu espaço para que os empresários ino-
vem commais criatividade em suas produções. Os equipamentos
e softwares oferecidos hoje para este segmento proporcionam
maior dinamização e personalização dos artigos”, avalia.
Antonio Dalama Lorenzo, diretor comercial da Rotatek Brasil, fala
que o segmento de embalagem é a coqueluche do setor gráfico,
seja o processo que for,mecânico ou digital. “O setor representa
uma das principais áreas de oportunidade para os fornecedores
de serviços de impressão. O atrativodo segmentode embalagens
évisível e temgrandepotencial decrescimento.Tevecrescimento
estável nos últimos anos. Tiragens fracionadas, que necessitam
ajustes rápidos, e baixo uso de consumíveis tornam o panorama
propício para a tecnologia de impressão digital”, analisa Lorenzo.
Eduardo Sousa, gerente de marketing da Agfa, aponta para as
1...,28,29,30,31,32,33,34,35,36,37 39,40,41,42,43,44,45,46,47,48,...52
Powered by FlippingBook