Revista Graphprint - Edição 147 - page 28

exportação
GRAPHPRINT SET 14
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Um canal que levaà exportação
Commaisde 11anosdeexistência, oGraphiaéumaaliançaestratégicade
exportaçãoeatuacomo facilitadordasexportaçõesdosprodutosgráficos
O programa Graphia foi criado pela Associação Brasileira da In-
dústria Gráfica (Abigraf) em parceria com aAgência Brasileira de
PromoçãodeExportaçõese Investimentos (Apex-Brasil). OProjeto
Comprador é uma das iniciativas quemelhor traduzem amissão
do Graphia, tanto na facilitação do acesso da indústria gráfica
brasileira aomercado externo quanto na difusão a importadores,
distribuidores e compradores de outros países dos produtos de
papelaria, embalagem e editorial/promocional das empresas as-
sociadas ao programa.
No Projeto Comprador, que tradicionalmente acontece durante a
Office Brasil, de 11 a 14 de agosto, no Anhembi (SP), potenciais
compradores internacionais são trazidos ao Brasil para participar
de uma série de atividades com representantes de empresas lo-
cais de cadernos, agendas, pastas plásticas, papéis especiais e
outros produtos de papelaria, escritório e presentes.
Do Comprador 2014 participaram as brasileiras Jandaia, Confetti,
Ótima,DAC,Reipel eMagicNotes,que recepcionarampresidentes
ediretoresde importantesempresasdosegmentodepapelariade
sete países. Da América Latina, marcaram presença convidados
de Chile, Colômbia, Peru, Bolívia, Costa Rica e República Domini-
cana. Também compradores dos Estados Unidos prestigiaram a
iniciativa.
Nos últimos cinco anos, o Projeto Comprador atraiu mais de 60
visitantes internacionais, com efetivação de negócios emmais de
30 países dos quatro continentes. “OGraphia é fundamental para
o desenvolvimento dos negócios internacionais das nossas asso-
ciadas. Dentro dele, o Projeto Comprador é estratégico, pois cria
uma janela de oportunidade para a valorização dos nossos par-
ceiros de negócios. É ummomento dedicado a trazê-los à nossa
casa e propiciar a convivência com os empresários do setor, em
ocasiõesde trabalhoede lazer”, explicaRicardoFonseca, consul-
tor internacional doGraphia.
Perfil
No país que detém o sétimo maior PIB e o sétimo maior merca-
do consumidor do planeta, a indústria gráfica registrou produção
equivalente a US$ 20,7 bilhões em 2013 e exportou, no período,
US$279,1milhões (FOB).
Atuando na área, há quase 21mil empresas, geradoras de 219mil
empregos diretos. Desse universo, mais de 90% dos estabeleci-
mentos são de pequeno emicro porte (ou seja, de 0 a 49 empre-
gados). Mas o investimento em tecnologia e renovação do parque
gráfico tem se mantido historicamente alto e absorveu US$ 1,17
bilhão no último ano, frente à média anual de US$ 1,3 bilhão nos
últimos seis anos. “A inovação, aqualidade técnica, adiversidadee
os cuidados com a sustentabilidade dos produtos, juntamente com
um preço competitivo para características similares são os princi-
paisatrativosparaonossocomprador noExterior”, avaliaFonseca.
Indústriagráfica: injeçãodeR$ 25bilhõesnocréditodeveráampliarvolumedenegócios
O presidente nacional daAssociaçãoBrasileira da IndústriaGráfica
(Abigraf), Levi Ceregato, declara ver com bons olhos as medidas
anunciadas recentemente pelo Banco Central para aumentar o vo-
lumede recursosqueosbancospodemutilizar nassuasoperações
de crédito e definanciamento.
O conjunto de medidas, que prevê mudanças no regime de reco-
lhimento dos depósitos compulsórios das instituições financeiras
e em algumas regras do setor, deve resultar na entrada de R$ 25
bilhõesnomercadodecréditoparaempréstimosefinanciamentos.
“Nessemomento, ainda não é possível dimensionar os efeitos po-
sitivos para a indústria gráfica. Porém, não há dúvida de que o au-
mentonaofertadecrédito irrigaaeconomiacommaior liquidez,contribuindoparaqueosnegóciospossamfluirmelhor eemmaior
volume”, afirmaCeregato.
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