Revista Graphprint - Edição 147 - page 44

cenário
GRAPHPRINT SET 14
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Consumoda internet
pelos jovensbrasileiros
cresce50%emdezanos,
aponta IbopeMedia
Abuscapela informação (77%) eoentretenimento (67%) estãoentreasprincipais
razõesdocrescimentodos jovensna internet
Emum cenárioemqueo joveméapersonificaçãodasmudanças obser-
vadasno consumodemídiaatualmente, o IbopeMedia revela–pormeio
doestudoo JovemDigital Brasileiro–queapresençadosmaisnovosna
internetcresceu50%de2003para2013,saltandode35%para85%.
ApesquisaapresentadaporJulianaSawaia,diretoradeLearning& Insights
do IbopeMedia,noyouPIXSPFestival 2014,mostraqueoconsumodeou-
trosmeios tambéméexpressivoentreos jovens,sendoque92%assistem
TVe68%escutamrádio.Alémdisso,deacordoaexecutivado IbopeMedia,
a internet deveser reconhecidahojecomoumaplataformaestratégicade
interaçãoeengajamentocomosoutrosmeios.
Também foramanalisadososmotivosque levamosmaisnovosaacessara
web.Abuscapela informação (77%) eoentretenimento (67%) estãoentre
asprincipais razõesdocrescimentodapresençadessepúblicona internet.
Apesquisaapontouaindaque61%dos jovensconcordamqueestãohabi-
tuadosausarmaisdeummeiodecomunicaçãoaomesmo tempo,ouseja,
podemconsumir doisoumaismeiossimultaneamente,nasmaisvariadas
combinações.
Atualmente,os ‘devices’ podemser consideradosgrandes facilitadoresde
conexão.Arápidaadesãoàsplataformas,aliadaàspráticasculturaisemer-
gentes, faz com que o cenáriomidiático e os relacionamentos virtuais se
tornemextremamenteatrativosparaestepúblico.
No total, 17%dos jovens que vivemnas principais capitais e regiõesme-
tropolitanasbrasileiras têm, aomenos, um tablet em casae, entreosque
possuem telefone celular, 47% têm smartphone. Vale destacar ainda que,
entreos jovens internautas,93% têmacessoàs redessociaise66%veem
ebaixamvídeosonline.
Identidadedojovem
Alémdeanalisar todasas informaçõesapresentadas,o IbopeMediaainda
verificouquehá três fatoresmarcantesequeestabelecema identidadedo
jovemdigital:consumo, relacionamentoe realização.
Quantoaoconsumo,observou-sequeamaioriados jovens jáganhaoseu
próprio dinheiro: 62% trabalham, 85% o fazem em tempo integral e 35%
ainda conciliam o emprego com o estudo. Entre os 38% dos jovens que
afirmaram que não trabalham: 53% são estudantes em tempo integral,
37% estão desempregados e 6% procuram a primeira oportunidade. O
jovem também valoriza o crédito: 58% possuem cartão de crédito e 23%
têm cartão de loja/supermercado. Na opinião de 38% deles, o cartão de
créditopossibilitaacompradecoisasquenormalmenteelesnãopoderiam
comprar.
Asatividadescoletivasestãopresentesna rotinados jovens:48%gostam
de reunir-se com amigos ou fazer/participar de churrascos e45%de sair
para jantar. Neste contexto, vale mencionar ainda que as redes sociais
exercempapel fundamental noprocessode interaçãodestes jovens tanto
comseusamigos,quantocom informaçãodemaneirageral.Acuradoriado
conteúdoéalgoextremamentevalorizadoparaestageração.
Já na definição de realização, a aventura está entre as principais razões
que determina essa condição. Ou seja, 71% dos jovens concordam que
gostariamdeconhecerouviajarpara lugaresexóticose68%seencantam
coma ideiadeviajaraoexterior.
Foiconstatadoaindaquedentreasexpectativasdeconquistasdo jovemno
próximo ano destacam-se: comprar o seu primeiro carro (13%), começar
umcursonauniversidade (11%)ecomprarumacasaouapartamento (9%).
Apesquisa foi analisada apartir das informações do estudoTarget Group
Indexeé resultadodoprojetoyouPIXTank, frutodaparceriaentreo Ibope
Media, Conecta – unidade de negócios on-line do Ibope Inteligência – e
youPix,plataformaquediscuteasprincipais tendênciasda internet.
Motivos.
Informação
(77%) eo
entretenimento
(67%) estão
entreas
principais razões
docrescimento
dapresença
dessepúblicona
internet
1...,34,35,36,37,38,39,40,41,42,43 45,46,47,48,49,50,51,52,53,54,...60
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