Revista Graphprint - Edição 147 - page 53

GRAPHPRINT SET 14
53
O futuro épromissor,mas a
concorrência seráglobal
Por Levi CeregatoeCarlosAugustoDi Giorgio*
Estudomundial mostra que omercado gráfi-
cobrasileiro teráumsaltonospróximosanos.
Significa oportunidade de crescimento para
todos os segmentos de impressão e também
acirramento da concorrência por parte de
mercados internacionais.
US$668bilhões. Esseéo faturamentoprevis-
to para a indústria gráficamundial em 2017,
quando o Brasil promete alcançar o posto de
oitavomaiormercadográficodomundo, com
movimentodeUS$20bilhões. Parachegar lá,
o mercado nacional experimentará picos de
crescimento superiores ao dobro da média
mundial de 2%. Dentre os segmentosmelhor
posicionados para protagonizar esse salto,
alinham-se embalagens impressas, rótulos,
etiquetaserevistas– todoscomevoluçãopre-
vistasuperiora4%.Seguem-se,encartes (alta
de3,5%), jornais (2,4%), guias, folhetos,mala
diretaecatálogos (porvoltade1,5%). Atépara
livros, tão ameaçados pela popularização dos
e-readers,projeta-seevoluçãode0,6%.
À luz dos resultados recentes da indústria
gráfica (-3,6% em 2013), parece impensável
a realização desse prognóstico. Mas a fonte
inspira respeito suficiente para se acreditar
que, abstraindo as dificuldades domomento,
hánohorizonteum futuropromissor ao setor
gráfico. É o que mostra o estudo “Mercado
mundial de impressão: identificando
oportunidadesparaa indústriade impressão”,
realizadoem2013pelaUnidadede Inteligência
da revista inglesaTheEconomist, apedidoda
associação americana NPES. A pesquisa en-
volveu levantamentosem51paísese fazpar-
te de ummonitoramentomundial que, desde
2007, temoobjetivodeorientar investimentos
nacadeiada impressão.
As perspectivas são excelentes, porém, exis-
te um outro lado dessa atraente moeda que
requer atenção. Tamanho potencial colocará
o Brasil no centro de interesse da indústria
gráfica mundial, em especial daquela cujos
mercadosnativosexperimentamdesaceleraçãoparaalgunsprodutos,comoaeuropeiaeanorte
-americana,eapoderosa indústriagráficachinesa,que,noperíodo,deverásuplantarosEstados
Unidosna liderançamundial.
Paragarantir seuquinhãonessecrescimento fantástico,oempresáriográficobrasileiro temde-
safios pela frente. Por exemplo, a profissionalização da gestão e a percepção do potencial de
novosnichos,comoasoportunidadespara impressãonasproduçõesmultimídias,noflorescente
mercadopublicitário (que jáéoquintomaiordomundo, tendosuplantadoodoReinoUnido)ena
confecçãode todo tipodeembalagem. Ahoradesemodernizare investirem tecnologias,equi-
pamentoseprocessosqueagreguemqualidadeeserviçoséagora. Ouhá riscodeser engolido
porumacomoditizaçãocrescente,queachatapreçosemargens.
A regrado jogo é aumentar produtividade e competitividade.Mas as 21mil empresas do setor,
emboraávidaspara investir,aindaseveemacuadaspeloambientehostil aosnegócios. 60%do
PIBgráficonãocontacomobenefíciodadesoneraçãoda folhadepagamento; na impressãode
livros,continuamos tributadoscomPISeCofins,enquantoos livros impressosnoexteriorchegam
com total isenção tributária; itens fundamentaisparaapopulação,comoembalagensdealimen-
tos da cesta básica ematerial escolar, que deveriam ser isentos de tributação, são fortemente
oneradospor impostosecontribuições.
Oapeloparaaeliminaçãodessasameaçasàcompetitividade,ao ladodasolicitaçãodemargem
depreferênciaparaas compraspúblicasde livrosecadernosedofimdoconflitoentre ICMSe
ISSnosegmentodeembalagens,compõeaCartada IndústriaGráficaàNação,documentoapre-
sentadonapossedadiretoriadaAssociaçãoBrasileirada IndústriaGráfica,em junho,eenviado
aosprincipaiscandidatosàpresidência.
O futuro,comoosnúmeros indicam,épromissoraosetoreaoPaís.Masnãoéumaprofeciaau-
torrealizável. Osalicercesparasuportar tal crescimentodependemdacombinaçãodoempenho
individual dos empresários com a disposição do poder público de criar mecanismos de apoio
efetivoaoaumentodacompetitividade.Quecadaum façasuaparte!
*LeviCeregatoépresidentenacionaldaAssociaçãoBrasileiradaIndústriaGráfica,eCarlosAu-
gustoDiGiorgioépresidentedoSindicatodasIndústriasGráficasnoMunicípiodoRiodeJaneiro
artigo
1...,43,44,45,46,47,48,49,50,51,52 54,55,56,57,58,59,60
Powered by FlippingBook