Revista Graphprint - Edição 150 - page 21

GRAPHPRINT DEZ 14
Case
21
Com a presença de executivos do mercado gráfico brasileiro, o evento foi pro-
movido para apresentar o Mailstream Engage, solução exclusiva de marketing
direto para impressão e montagem de correspondências promocionais, último
lançamentodaPitneyBowesnoBrasil e jádisponível naAlphaGraphicsPinheiros.
Abreu destacou as transformações domercado de impressão, principalmente a
partir do início do século XXI, em que asmudanças acontecem em rápidos inter-
valos. Ele relatou a chegada da impressão digital, o fortalecimento da impressão
digital sobdemanda e seu foco corporativo, quepassa a ser cada vezmais com-
petitiva em relação às altas tiragens e impressão offset.
AAlphaGraphics compreendeu amudança domercado: “Tivemos que rever nosso
posicionamentoeentender quepodemos participar comnossos clientes nãomais
sónapontadoprocesso,ondechegavae tinha tudoprontoparaser impresso,mas
a seenvolvermais, discutir estratégia como cliente, falando sobremarketing com
ele, fazendo inclusiveodesign”, explicaRodrigoAbreu.
Para o presidente da AlphaGraphics, em ummundo repleto de marcas buscan-
do a atenção do público, é fundamental desenvolver estratégias que atraiam os
olhares do consumidor. Abreu citou o livro “A Economia daAtenção”, deThomas
Davenport, quanto ao fato de a “atenção ser a moeda mais escassa do mundo
dos negócios”.
Épreciso,então,entenderaspessoas, trabalharalémdacomunicaçãopersonaliza-
da e chegar à comunicação chamada individualizada. “Não existem duas pessoas
iguais; e se não existem duas pessoas iguais, por que se comunicar com duas
pessoas comamesmamensagem?”, questionouRodrigoAbreu.
A impressão sob demanda é a resposta para explorar a individualidade e atrair
a atenção do consumidor. Há números que provam como umamala direta pode
se tornar mais eficiente. O presidente da AlphaGraphics contou que apenas o
fato de a mala direta ter o nome do destinatário já aumenta em 44% a chance
de abertura domaterial. Se amala direta tiver o nome e for colorida, o índice já
sobe para 135%.
Quando é usada a inteligência da informação, com a ajuda de CRM (Customer
RelationshipManagement –GestãodeRelacionamento comoCliente) para levar
o assunto aindamais personalizado, a chance de chamar a atenção é imediata-
mente 500%maior. A estratégia e os números valem também para outras formas
de comunicação, como e-mail. “É isso que a economia da atenção exige e é isso
que a AlphaGraphics, junto com a Pitney Bowes, pode prover: mandar comunica-
çõesabsolutamente individualizadasdealto impacto.”
O presidente da AlphaGraphics Brasil
encerrou contando um premiado case
feito em parceria com a agência F/Na-
zcaparaumamarcade cerveja, umdos
primeiros cases com venda de cerveja
por crossmedia, usando mala direta
personalizada para a divulgação. O pro-
duto, uma nova versão de garrafa, não
era vendido em todos os lugares, o que
prejudicava a divulgação pela mídia de
massa,poismuitosclientesbuscavama
novidadeenãoaencontravam.
“Mandamos para ummailing específi-
co de 22 mil pessoas de Curitiba que
gostavam do produto cerveja ummapa
impresso personalizado a cada uma
delas, mostrando onde ela estava e
com ageolocalização onde conseguiria
comprar a cerveja. As pessoas iam até
o estabelecimento com a mala dire-
ta na mão; o case virou até um viral.”
Cada pessoa tinha uma URL persona-
lizada, sendo possível ter todas asmé-
tricasparamensuraçãode resultadose
reforço da campanha. Para finalizar, o
outro lado também recebeuatenção:os
donos dos bares receberam amala di-
reta informando da iniciativa, para que
eles estivessem prontos para o atendi-
mento aos clientes.
A impressãosobdemanda, queofereceavantagemdo
tratamento individualizadoparaatendermelhoraos
anseiosdoconsumidor, foi otematratadoporRodrigo
Abreu, presidentedaAlphaGraphicsBrasil (FOTO),
duranteevento intituladoRepenseeKomuniq
importânciada
comunicação individualizada
1...,11,12,13,14,15,16,17,18,19,20 22,23,24,25,26,27,28,29,30,31,...60
Powered by FlippingBook