Revista Graphprint - Edição 158 - page 10

GRAPHPRINT SETEMBRO 15
ENTREVISTA
10
NEI SENTERMARTINS
FábioSabbag
PRIORIDADEAODESENVOLVIMENTO
DOCAPITALHUMANO
Ao completar 60 anos de história em junho, a Ibema anunciou, recentemente, a compra demais uma unidade fabril, que irá
aumentar a sua capacidadedeproduçãode 90mil toneladas para 140mil toneladas. Fundada em1955, a Ibema é umadas
maiores produtoras nacional de papel cartão, com produção anual de 90mil toneladas. Instalada nomunicípio deTurvo, no
Paraná, a fábricada Ibemacontacomumaáreadeflorestasplantadasdemaisde3.900mil hectaresdePinus, alémdeduas
usinas hidrelétricas e uma vila comunitária.
A sede administrativa está localizada em Curitiba, e o centro de distribuição direta, emAraucária, conta com uma área útil
de 10mil metros. A empresa possui 740 pessoas e é certificada pela ISO 9000 e pela FSC. Ainda em 2015, a fabricante vai
apresentar novos produtos para omercado de embalagens, incluindo uma solução desenvolvida para a produção de copos
depapel:o IbemaValoroCoppa. Opapel cartão, revestidocomumafinapelículadepolietilenoemumouemambosos lados,
é aplicável em embalagens que requeirambarreira a líquidos, gordurosos ou congelados, como copos debebidas quentes e
frias, potes de sorvete, baldes de pipoca oupara frango frito, por exemplo.
Em seu radar de operação, omercado externo vira alvo contundente. Com uma taxa de crescimento de aproximadamente
5%, aBolíviaéummercadoatraenteepromissor paraos países vizinhos. Omercadodepapel bolivianoestámudandoeem
plena expansão e não é autossuficiente na produção de papel, por isso precisa importar grande parte do que consome do
Brasil, Chile, China e de outros países asiáticos.
Presente nomercado boliviano há um ano, a empresa tem como objetivo para 2015 dobrar as exportações para o país an-
dino. Para isso, já reforçou os canais de distribuição nas principais cidades da Bolívia: La Paz, Santa Cruz e Cochabamba.
Entre as estratégias da Ibema para ganhar mercado no país sem litoral estão estabelecer parcerias de longo prazo com os
importadoresdiretos, empresasde impressão, econsolidar umaampla redededistribuiçãoqueconsigaalimentar pequenos
emédios compradores de papel cartão.
Hoje, de toda aproduçãoda fabricantebrasileira–90mil toneladas depapel cartãopor ano–, 24% édestinadapara omer-
cado latino-americano, sendo aArgentina o principal parceiro comercial naAmérica doSul.
Leia agora uma entrevista com Nei Senter Martins, presidente da Ibema, e conheça commais detalhes a abordagem de
negócio da companhia.
1,2,3,4,5,6,7,8,9 11,12,13,14,15,16,17,18,19,20,...60
Powered by FlippingBook