Revista Graphprint - Edição 172 - page 26

GRANDES FORMATOS
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Adiversificação da comunicação leva amídia impressa a
competir com força nos diferentesmeios. Gradativamen-
tea indústriada impressão retoma seu lugar dedestaque
dentro das ações estratégicas das campanhas voltadas
ao consumo. Dentro do segmento de impressão de gran-
des formatos, a expectativa está voltada para o fortale-
cimento da demanda. Publicado em 2015, o estudo Fespa
Print Censusapontoualgumas tendênciasglobais.Maisde
1,2mil entrevistados responderamaumquestionáriocom-
pleto entremaiode2014 e abril de2015. NoBrasil, as en-
trevistas foram feitas durante a FespaBrasil 2015. Partici-
param representantesda indústriagráficaassimdivididos:
impressão digital e serigrafia (34%); impressão comercial,
Gigantes
do ringue
MERCADODEGRANDES FORMATOSTENDE
AEVOLUIRESUAS IMPRESSORASESTÃO
PREPARADASPARAQUALQUERDESAFIO
FábioSabbag
gráficas rápidase lojasde reprografia (15%),sinalização (13%),design
gráfico (7%), agênciasdepublicidade (5%), dentreoutros.
O estudo conclui que há um evidente otimismo e que a demanda
trouxemais eficiência com trocas rápidas de trabalhos, além do ca-
minho sem volta da customização.Mercado têxtil entra para compe-
tir no jogoda impressão.MaisdametadedosentrevistadosnoFespa
Print Census indicou a intençãode comprar equipamentode impres-
são de grande formato digital. Os planos de compra são dominados
por impressoras UV (27%), impressoras têxteis (21%), impressoras
solvente (17%), impressoras eco-solvente (16%) e impressoras látex
(14%). Equipamentosde laminaçãoecortedecontornoestãono topo
entre os planos de aquisição em acabamento.
Nesse embalo, as impressoras digitais de grandes formatos, volta-
das para as áreas de comunicação visual e gigantografia,mostram
uma interface em sinergia com a velocidade, qualidade e variedade
de mídias, e o mercado aponta para o lado do crescimento. “Con-
siderando osmercados em que aAmpla atua, há, sim, um aumento
na demanda por impressão de grandes formatos, o que tem levado
as empresas a considerarem novos investimentos na atualização e
ampliaçãodoparquedemáquinas”, falaSolivanSzupka, coordena-
dor demarketing daAmpla.
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