Revista Graphprint - Edição 174 - page 44

TENDÊNCIAS
GRAPHPRINT MARÇO17
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Conhecerocomportamentoe interagir comosclientesdemaneira
eficiente e eficaz é essencial para fazer com que a empresa seja
lembrada. Embarcando nessa tendência, a iProspect, agência de
marketingdigital full performancepresenteem54países,pergun-
tou a 4.500 consumidores, de diversos segmentos de mercado
(tecnologia da informação, varejo, telecomunicações e financeiro)
de oito países (Brasil, EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Itália,
Holanda e Austrália), qual a percepção dos mesmos em relação
à personalização de mensagens, canais mais apropriados para
impactar os clientes, e como as marcas devem se comportar na
tentativa de se aproximar dos consumidores.
Segundo a pesquisa, 73%dos consumidores ouvidos estão me-
nos propensos a clicar em um anúncio de uma marca que não
conhecem, sendo que pessoas entre 18 e 24 anos estão duas ve-
zes mais predispostas, ou seja, preferem clicar em um anúncio
personalizado de umamarca que já conhecem. Outro dado inte-
ressante é que, de acordo com os entrevistados, os três canais
preferidos para receber campanhas personalizadas são:websites
Entendendoas
campanhas demarketing
73%DOSCONSUMIDORESTENDEMACLICAR
EMANÚNCIOSDEMARCASCONHECIDAS
(38%),e-mail (38%) eFacebook (30%). Emgeral,apersonalização
émais aceitável para os consumidores das categorias de lazer e
life style. Quando perguntado sobre quais categorias os consu-
midores gostariam de receber mais mensagens personalizadas,
vestuário é destaque, com 41%, seguido de alimentação (38%),
viagem (37%), e saúde e beleza (26%).
Trazendo para o cenário brasileiro, 39% dos respondentes estão
menos propensos a clicar em um anúncio de umamarca que não
conhecem, sendo que pessoas na faixa etária entre 35 e 44 anos
estão 71%mais propensas a clicar em anúncios de marcas que
conhecem. Oconsumidor brasileiro tambémprefere receber cam-
panhas demarketing personalizadas com informações a respeito
de promoção de preços (33,6%), informações mais detalhadas
sobre o produto (21,01%) e ofertas em tempo real (19,22%). O
e-mail é a forma de comunicação mais efetiva (22,33%), segui-
do por páginas de website (21,54%) e newsfeeds no Facebook
(20,55%). Não menos importante, o consumidor brasileiro, tam-
bém, prefere receber campanhas personalizadas relacionadas a
vestuário (20,36%), viagens (19,91%) e comida/compras de su-
permercado (18,11%).
Para Gustavo Macedo, content & creative director da iProspect,
entender como os consumidores se relacionam com produtos,
serviços, marcas e como eles fazem suas escolhas pode fazer
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