GRAPHPRINT AGOSTO17
Cenário
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Oex-presidentedaAbigraf-PR,SidneyPaciornik; opresidentedoSigep,Abilio
SantanadeOliveira; oex-presidentedoSigep/Abigraf-PR,VicenteLinares; o
palestranteManoelManteigas; oex-presidentedoSigep/Abigraf-PR, JoséToaldo
Filho; opresidentedaAbigraf-PR, Jair Leite; agerentedaunidadeSesi/Senai
–Portão,ReginaBerbetz,eocoordenador administrativodaunidadeSesi/Senai –
Portão,MarcosFranco.Créditoda imagem: AmarildoHenning.
Gratuitas,de longoalcanceedemocráticas,as redessociais,além
de disponibilizar as informações necessárias para o cliente ter
acessoacontatos, endereçosecatálogos, sãoummeio importan-
tíssimo de divulgação e propagação do seuproduto.
Segundo a consultora de marketing digital, Raissa Starosta, em
primeiro lugar, disponibilize todas as informações necessárias
paraoclienteencontrá-loquandoprecisar de seus serviços.Além
de dar essa acessibilidade, passamais credibilidade pelo fato de
a pessoa que o procura saber que existem endereços e telefones
que correspondem.
“Exponha o seu produto de forma fiel, a apresentação de seus
produtos é imprescindível, portanto procure utilizar materiais
visuais com qualidade e de preferência sem poluições de in-
formação. Aproveite osmecanismos audiovisuais e disponibilize
materiais quemostrem que o seu serviço ou produto funciona”,
afirma a consultora
Mantenha uma periodicidade. Não basta criar a conta em uma
rede social e fazer postagens emmomentos raros. Procurepostar
com frequência, porém tome cuidado para não pecar no excesso.
Redes sociais paraos negócios
COMACLARAASCENSÃODASREDESSOCIAIS, É IMPOSSÍVELDESCARTARAS
POSSIBILIDADESDEAPROVEITARTODOSOSMECANISMOSDISPONÍVEISPARACOLOCAR
ALGUMPROJETOEMAÇÃOOUATÉENTÃOMELHORARALGOQUE JÁESTÁESTABELECIDO
Postagens de 5 a 7 vezes por semana são ideais, quando esses
números se excedem, as postagens são perdidas nomeio de fe-
eds e linhas do tempo, alémde gerar incômodo nos seguidores.
Mantenhacontatopróximocomosseguidores. Façacomqueseus
seguidores,potenciaisclientes,saibamquevocêos tratacomo in-
divíduos diferentes. Responda comentários, críticas e ouça o que
eles têm a dizer. É importante que eles saibam que estão sendo
ouvidos,e tendoumaatençãomaior voltadaaeles,passamacon-
siderarmais amarca, logo se tornamfiéis ao seuproduto.
Fidelize seus clientes. Manter uma relação próxima aos seus se-
guidores faz com que eles voltem no seu perfil para buscar novi-
dades.Alémdisso, acabampropagandoo seuprodutoparaoutras
pessoas que podem ser potenciais clientes.
Conecte-se com potenciais parceiros. Aproveite o universo infi-
nito das redes sociais para fazer contatos profissionais. Quan-
do cria-se uma parceria, o seu serviço acaba se propagando ao
mesmo tempo em que você espalha para seus clientes serviços
distintos do seu. Aomesmo tempo, estes parceiros saberão dis-
so e farão omesmo.
sionaisquecarecemdecapacidade.Aempresanãoevo-
lui se os seus funcionários não evoluem.”
Manteigas frisou que, antes de qualquer das reformas
que têm sidodiscutidas noBrasil, deveriahaver uma re-
forma educacional, focando, principalmente, na melhoria da formação dos
professores e no maior interesse das pessoas em relação ao tema: “Sem
um bom professor não adianta ter ótimos recursos tecnológicos. Da mes-
ma forma que se os pais e a sociedade em geral não se envolveremmais
diretamente namelhoria do processo educacional das crianças será difícil
revertermos as falhas na educaçãonoBrasil, quehoje tempraticamente50
milhões de analfabetos funcionais.”