Revista Graphprint - Edição 152 - page 3

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GRAPHPRINT MARÇO 15
EDITORIAL
Certo, passou o carnaval.
Agora começa?
Dizem, em todos os segmentos, que agora começa o ano no Brasil. Antes,
porém, voltemos um instante para rever os números consolidados da indústria
gráfica. Em 2014, de acordo com informações do Ministério de Desenvolvi-
mento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Brasil exportou US$ 289,61
milhões e importou US$ 493,82milhões em produtos gráficos, com déficit de
US$204,2milhões–24%menosdoqueo registradoem2013,quandoosaldo
fechou emUS$ 269,62milhões negativos.
De acordo com o levantamento, o segmento de embalagens foi o quemais ex-
portounoperíodo,com38,5%dasvendasexternasde itensgráficos,correspon-
dentesaUS$111,6milhõese71mil toneladasdeprodutos.VenezuelaeUruguai
(20% cada), acompanhados por Paraguai (8%), foramosmaioresmercados.
O segundomaior exportador foi o segmento de cartões impressos, com 32,9%
do total, equivalentes a US$ 95,4 milhões e 819 mil toneladas. México (16%),
Chile (14%) eArgentina (11%) constituíram os principais destinos. Com10% do
total exportado,o segmentodecadernosficouno terceiro lugar do ranking.Suas
vendas externas somaram US$ 30,3milhões e 17,7mil toneladas de produtos
– Estados Unidos concentraram 77% das compras. O segmento promocional
registrouaumentode35%nas vendas externas em comparação com2013.
Os itens editoriais, como livros e revistas, predominaram na pauta brasileira
de importações de itens gráficos, com 36,5% do total, correspondentes a US$
180,4 milhões e 25,2 mil toneladas de produtos. China (24%), Hong Kong ,
Reino Unido e Estados Unidos (15% cada) foram os que mais se beneficia-
ram com as importações brasileiras desses produtos. Embalagens foram o
segundo itemmais importado, com 21,7% do total. As gráficas brasileiras de
embalagens enfrentaram concorrência de China (39%), Espanha (17%), Suíça
e Estados Unidos (8% cada). Cartões ocuparam o terceiro lugar, com 20,7%
das importações de produtos gráficos, sendo que EstadosUnidos (34%), Suíça
(27%) e França (11%) ocuparam os postos de principais fornecedores.
Já o projeto Inter-Meios, estudo incentivado pelo Meio & Mensagem, trouxe
que o mercado publicitário brasileiro faturou 7,85%mais entre janeiro e ou-
tubro de 2014 do que no mesmo período do
ano anterior. Dados mostram que, no acumu-
lado do ano, os veículos brasileiros faturaram
um total deR$27,777bilhões.Nacomparação
isolada entre outubrode2014 e omesmomês
do ano anterior, no entanto, houve uma queda
de 6,53% no total do faturamento.
Dentre os diversos números apresentados
evidentemente há mercados estagnados que
carecem de maior atenção. O atual cenário
da indústria de impressão exige a descoberta
de novos caminhos. Há ao nosso redor mui-
tas coisas que podem ser coloridas. O saudá-
vel caminho de 2015 passa pela novidade e a
criação de empresas que conseguem fazer a
convergência demídias.
Saudações GRAPHPRINTENSES!
Fábio Sabbag
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