Revista Graphprint - Edição 157 - page 3

3
GRAPHPRINT AGOSTO 15
EDITORIAL
Todos os caminhos,mesmoos
inexplorados, levamà impressão
Enquanto muitos esperam e outros milhares se espantam, os mais auspiciosos desenvolvem
ferramentas para munir o produto impresso de dotes antes inexplorados. Os mais de 25 mil
assinantes da revista Caras tiveram uma surpresa ao receber um: puderam testar os lenços
demaquilantesno rostodagarota-propagandaqueestánacapadapublicação.Aação interativa
foi viabilizada em um projeto conjunto entre o veículo, Neutrogena e a DM9DDB, agência de
publicidade damarca.Odesafio da empreitada gráfica foi aceito peloGrupoPigma em conjunto
com a Editora Abril. Fica claro um exemplo funcional de como o impresso pode convergir
literalmente com o tato, olfato, paladar e, consequentemente, a visão. Enfim, a visão aberta
de produtomoderno que não perde para nenhum outromeio. Soma emultiplica, sem subtrair.
Comoomundoatual solicita, salto rapidamenteagoraaomundoweb.A internet émaisum lugar
para compartilhar seus produtos e serviços.Mas a concorrência tambémhabitaessemeioa ser
desbravado ainda. Justamente pela facilidade em vender e anunciar nasmídias sociais,muitas
pessoas optam por esse caminho e é cada vez mais trabalhoso manter os fãs interessados e
supridos de conteúdo. Se você não estiver atento àsmídias, se não postar com frequência nem
estiver de olho nas tendências, é provável que seus fãs migrem para outros vendedores que
atuam commais força oumaior persuasão.
Nessa atmosfera de e-commerce – ou, para o segmento gráfico, o web-to-print – criar uma
campanha antes de começar a disseminar conteúdo emarca pode ser bemmais interessante.
Outrocaminhosaudávelécriarconteúdoquederrubebarreirasparaoseucliente.Definitivamente,
não espere para falar com seus consumidores apenas quando quiser vender.
Uma imagem valemais quemil palavras. O bordão tem adequação fácil ao temaweb-to-print.
Assim como no cotidiano da gráfica, a ilustração, a imagem bem colocada no canal de vendas
eletrônico é um recurso poderoso para aumentar a taxa de conversão nas vendas. A imagem
pode transformar odigital em físico,umavezqueoconsumidor aindanãopode tocar nomaterial
no ato da compra.
E leia que o ano de 2015 promete manter o comércio eletrônico aquecido. Dados da E-bit,
empresa especializada em pesquisas do setor, mostram que ofaturamento do e-commerce
brasileiro chegará aos R$ 43 bilhões sem dificuldades este ano. Para que a sua gráfica apareça
e ganhe força nomercado será necessário uma caracterização especial do produto, escolha de
uma boa plataforma e adesão de um sistema de gestão eficiente. Porém, apenasmanter a boa
funcionalidade do site não é suficiente. Fique atento.
Emparalelo aomovimento do comércio eletrônico caminham ações emprol do aprendizado por
meio dos livros. Recentemente, aconteceu a inauguração da Biblioteca Profª Fátima Aparecida
LaranjeiradeOliveira, emDuartina, regiãodeBauru (SP).Abiblioteca foi revitalizadapeloProjeto
Bibliotecas - Leitura ParaTodos, que tem como objetivo criar ou revitalizar espaços públicos de
leitura em pequenosmunicípios paulistas.A iniciativa é do Sindicato das Indústrias Gráficas no
EstadodeSãoPaulo (Sindigraf-SP),emparceriacomaAssociaçãoBrasileirada IndústriaGráfica
–Regional SãoPaulo (Abigraf-SP).OProjetoBibliotecas, queexistedesde2005, já favoreceu19
bibliotecas comadoaçãode19,6mil livros, beneficiando
potencialmente uma população de 815mil pessoas.
Mantendoaposiçãodeapoiar edesenvolver projetosque
visam levar educação e cultura aos brasileiros, aAfeigraf
lançou o Concurso Literário Afeigraf. Os livros foram
submetidos a uma avaliação de um júri especializado.
Os autores escolhidos em cada categoria receberam da
Afeigraf a impressão de mil exemplares de seu título,
permanecendo com o direito autoral da obra. Mais
informações no
Pessoalmente, acredito que omeio gráfico vai conseguir
sair do lugar jáconhecidopor todosaooferecer exemplos
aqui descritos. Pego carona agora para argumentar que
a miscelânea completa de mídias, meios e contextos
consegue dar vazão aos mais nobres sentimentos do
meio. E quando entro na questão de sentimentos nada
melhor do que traçar paralelos que, certamente, vão
se cruzar com o meio gráfico: afinal arte nasce de um
sentimento. Podem ser sentimentos sortidos, mas
que resultarão na mágica arte da impressão. Não se
detenha ao meio somente. Os espaços precisam de
preenchimentos coloridos.
Saudações GRAPHPRINTENSES
Fabio Sabbag
1,2 4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,...60
Powered by FlippingBook