Revista Graphprint - Edição 176 - page 17

GRAPHPRINT MAIO17
Papel cartão
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Donas de quase tudo que embala os mais diferentes produtos no ponto de
venda, as embalagens compreendem, como um segmento a ser estudado,
umvastouniversode razõeseprobabilidadesespecíficas.Acompanham,por
exemplo, omovimento de uma sociedade, seus passos rumo à urbanização.
Um fato interessanteéquequantomaior éo índicedeurbanizaçãodapopu-
laçãomaior é a demanda por embalagens.
Desdeum invólucrodeproteçãoecontençãodoprodutoatéuma ferramenta
demarketing,asembalagens têmoutras funções,comoproteçãoe transpor-
te eficazes. Conquistaram a fama de ser a formamais eficaz de representar
qualidade e valor, atuando, consequentemente, como um apelo comporta-
mental e de status da sociedade.
Neste embalo positivo onde a venda é bastante induzida pela atratividade
da embalagem, o papel cartão, matéria-prima fundamental para confecção
destas caixinhas, conquista posição de destaque. De acordo com o relatório
The Future of Folding Cartons to 2020, de StephenHarrod, da Smithers Pira,
o volume global consumido de papel cartão foi de US$ 87 bilhões em 2014.
Esse volume deverá ultrapassar os US$ 100 bilhões por volta de 2020. A
demandaédominadapelaÁsia,com52%; aEuropaficacom25%,easAmé-
ricas, com 19%. O estudo levanta ainda a expectativa de que a participação
da região salte de 52%, em 2014, paramais de 60% domercado até 2020.
O principal fator para o domínio da região é o crescimento da demanda da
China, que deve aumentar a sua participação demercado, saltando de 31%
em2010para39%até2020, oque representaráum consumo superior a6%
do total. Os dados foram apresentados a partir de um artigo elaborado por
AssuntaCamilo, diretor da Instituto de Embalagens.
No rankingdemaiores consumidoresdeembalagensdepapel cartãoapare-
ce, em primeiro, a categoria de produtos de cuidados para a saúde, seguida
do segmento de cigarros. Outro segmento que influencia o crescimento da
demanda de embalagens de papel cartão é o de produtos de limpeza. Outro
ponto importante a ser destacado é a crescente popularidade dos alimentos
secos, especialmentenaÁsia, que impulsionaademandadeembalagensde
papel cartão. Há ainda um estímulo significante voltado ao consumo desse
tipo de embalagem em aplicações de alimentos congelados e refrigerados.
O consumo per capita variamuito entre os países: omaior é no Japão, com
US$50/pessoa/ano, enquanto naÁfrica é de apenasUS$ 2,30/pessoa/ano.
ADIFERENCIAÇÃODOPONTODEVISTADOS FABRICANTESDE
PAPELCARTÃO
Vinicius Campos, gerente comercial de cartões da Klabin, diz que além de
líder na produção de papel cartão para embalagens, a Klabin é a única fa-
bricante de papel cartão para líquidos na América Latina. “Nossa produção
é 100% integrada e a fabricaçãodamatéria-prima é inteira emfibra virgem,
feitaapartir de recursosnaturais renováveis, commatéria-primaprovenien-
te de florestas plantadas e certificadas. Com distribuição para mais de 70
países, nossoproduto é reconhecidomundialmente, oque reforçanossapo-
sição de fornecimento nomercado interno”, avisa.
Por ser a única empresa do setor que possui florestas de pinus, da qual é
possível extrair a fibra longa, a Klabin tem em sua
produção três elementos que trazemdiferenças van-
tajosas para as propriedades do papel cartão: a fibra
curta (extraída do eucalipto), a fibra longa (pinus) e
a pasta mecânica (extraída da madeira por meio de
processos térmico,mecânico e químico), cuja junção
oferece melhor qualidade de impressão, resistência
ao rasgo e rigidez, respectivamente. “O revestimento
do papel cartão da Klabin garante qualidade na su-
perfíciede impressãoparaprocessos gráficos offset,
rotogravura eflexografia”, diz Campos.
André Leal, presidente interino Ibema Papel cartão,
observa que a empresa tem a missão de gerar va-
lor demaneira sustentável por meio da fabricação e
distribuição de produtos que conquistem a preferên-
cia do mercado com a dedicação e preocupação de
garantir o melhor resultado para a empresa, clien-
tes e parceiros. “Além de disponibilizar um dosmais
completos portfólios de papel cartão, oferecemos
Vinicius Campos, gerente comercial de cartões da
Klabin:
“O revestimento do papel cartão da
Klabin garante qualidade na superfície de
impressão para processos gráficos offset,
rotogravura e flexografia.”
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