Revista Graphprint - Edição 176 - page 22

TENDÊNCIAS
GRAPHPRINT MAIO 17
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Entender o aprofundamento da economia digital, as mudanças
no comportamento do consumidor, sua jornada de compra e os
impactos nos negócios das empresas são os objetivos do “Future
Focus”, estudo global com grandes empresas de 120 países de
todoomundo, incluindooBrasil,promovidopela iProspect,agência
demarketingdigital full performancepresenteem54países.
Oestudocontou tambémcomaparticipaçãodasáreasdeaudiência
eestratégiada iProspect dospaísesemqueatua,alémdeprofundo
‘desk research’. O “Future Focus”mostra que a revolução digital é
uma realidade nos negócios, ou seja, a dinâmica econômico-social
já foi alterada, tendo o mundo digital como centro dela. Não por
acaso, umapesquisadaMI TSloanapontaqueas empresas que já
incorporaramessa visão são26%maiseficientesque seuspares.
O presidente da iProspect Brasil, Rodrigo Turra, explica que “em
2016, o mundo atingiu 3,6 bilhões de usuários da internet, 50%
da população mundial. Esses usuários estão cada vez mais co-
nectados, principalmente por meio de dispositivos móveis cada
vezmaispotenteseflexíveis. Essaconstanteconectividadedigital
criou uma nova economia, a economia digital, na qual negócios
tradicionais são virados pela cabeça, marcas nascidas no meio
digital criam novas categorias e consumidores têm expectativas
cada vez mais elevadas em relação a produtos e marcas. Entre-
gar crescimentoe lucratividadenestecontextoexigirádasmarcas
uma reinvenção de suasmetodologias de atuação”.
Oestudoapontaqueasmarcassemoverãodeummodelodesim-
ples coleta de dados para ummodelo de dados estratégicos. Isso
significa identificar dados confiáveis e relevantes para o negócio
e organizá-los continuamente e com agilidade por meio de ferra-
DISPOSITIVOSCONECTADOS (32%) E INTELIGÊNCIAARTIFICIAL (22%) DESPONTAMCOMO
TECNOLOGIASALVO. PARA 40%DOSRESPONDENTES, CONECTARÀS JORNADASDECOMPRAONE
OFFLINESERÁAPRIORIDADEEM 2017
Conexão emprimeiro lugar
mentas adequadas, retroalimentando o negócio. “Nenhum dado
específico responde a todas as perguntas. O valor real é extraído
quando, justamente, se faz as conexões corretas entre os dados
disponíveis”, afirmaTurra.
Nesse sentido, o principal desafio émonitorar as interconecções
entre a jornada de compra on-line e off-line. OGoogle, por exem-
plo, fezgrandesprogressosnestaáreamonitorandoessaconexão
nos últimos 18 meses. A empresa afirma ter medido mais de 1
bilhão de visitas a lojas que agora podem ser ligadas ao Google
Adwords para dar uma estimativa de conversões e proporcionar
insights sobre o comportamento do consumidor. “Notas digitais e
cartõesdefidelidade também são soluçõesúteisparamonitorar a
interrelação entremeios digitais e compras off-line”, completa o
presidente da iProspect Brasil.
O Future Focus apontou também que a tecnologia de dispositivos
conectadosmóveiséaquemaisestimulaasempresas (32%), en-
quanto que integrar as jornadas de consumo online e offline é a
prioridade de negócios para 40% dos respondentes. Em termos
de investimento de marketing por canais, os focos serão buscas
pagas (22%) e redes sociais (18%).
NOVASECRIATIVASSOLUÇÕES
Outra tendência identificadaéqueveremosmaisemaisempresas
investindo em ações oumetodologias de coleta de dados primá-
riosdo consumidor paraalémdos tradicionais sistemasdeCRMe
o trackingdenavegaçãode siteseaplicativos.Aprópriaprodução
de conteúdo dirigido pode ajudar as empresas a realizar a coleta
de informações importantes.
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