Revista Graphprint - Edição 176 - page 23

GRAPHPRINT MAIO17
Tendências
23
O comércio conversacional promete ser a nova “onda” com em-
presas desenvolvendo aplicações para venda de produtos em
aplicativos de conversa como oWhatsapp. “No exterior, já temos
exemplos de empresas com plataformas funcionais de venda em
aplicativos de conversa. Já é possível comprar roupas, pedir um
taxi oudelivery de comida”, afirmaTurra.
Namesma linha, há uma tendência de integrar aindamaismídias
com links diretos para compras. Por exemplo, o Pinterest desen-
volveu uma aplicação que permite comprar a partir de um clique
na foto de um produto desejado. O Facebook e o Google estão
desenvolvendo aplicações nesta linha também. Isso é importan-
te, pois de acordo com um relatório da eMarketer, até o fim de
2016, 43% da população mundial já terá realizado alguma com-
pra online. Com um faturamento global em 2020 de até US$ 4
trilhões, o e-commerce continuará sendo um dos segmentos com
crescimento mais rápido na economia digital. Outra característi-
ca importante do e-commerce é que ele será cada vezmais sem
fronteiras, com consumidores adquirindo produtos de fornecedo-
res em todo omundo.
O estudo apontou, por fim, a emergência da busca por voz (logo
as estratégias de busca paga devem se adaptar a essa reali-
dade), o uso mais amplo da inteligência artificial para agilizar
respostas para consumidores e umamaior integração dos pon-
tos de contato das empresas com seus públicos, facilitando
assim o relacionamento.
Asmarcas semoverão de ummodelo
de simples coleta de dados para um
modelo de dados estratégicos. Isso
significa identificar dados confiáveis e
relevantes para o negócio e organizá-
los continuamente e com agilidade
pormeio de ferramentas adequadas,
retroalimentando o negócio
1...,13,14,15,16,17,18,19,20,21,22 24,25,26,27,28,29,30,31,32,33,...52
Powered by FlippingBook