Revista Graphprint - Edição 176 - page 26

CENÁRIO
GRAPHPRINT MAIO 17
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Empresas
buscamcaminhos
diferenciados
REALIZADOPELAADOBEEPELA
ECONSULTANCY, RELATÓRIOGLOBAL
MOSTRAOSDESAFIOSECONTRADIÇÕESEM
MARKETINGDIGITAL
A experiência do cliente é a principal forma de diferenciação para
as organizações, mas sua capacidade para processar e analisar
dados não está se desenvolvendo com a velocidade necessária.
IssoéoquemostraasétimaediçãodoestudoDigitalTrends2017,
desenvolvido pela Adobe e Econsultancy e que ouviumais de 14
mil profissionais de empresas e agências nomundo todo.
O objetivo macro do levantamento é prever o cenário de investi-
mentos e esforços que empresas e agências farão emmarketing
digital, tanto nesse quanto nos próximos anos.
Os achados incluem:dentre as áreas demaior oportunidade nes-
te ano, 22% das empresas e 18% das agências veem otimizar a
jornada do cliente como amaior delas; 16% das empresas e 13%
das agências visionam a criação de conteúdo atraente e 12% das
empresas e agências preferemdata-drivenmarketing.
“Amaioria das empresas quer investir em análise de dados; por
outro lado, apenas uma em cada dez das que participaram do es-
Independentementedasprojeçõesorçamentáriasparacada
ferramentademarketing,maisdedois terçosdasempresase
agênciasafirmamqueodigital direcionaasatividadesdemarketing
daorganização
tudo atuarão com dados que surgem a partir da análise das infor-
mações dos clientes. Esse cenário dificulta oprincipal objetivodo
ano para empresas e agências, que é melhorar a experiência do
cliente”, analisa Federico Grosso, vice-presidente da Adobe para
América Latina.
De acordo com o executivo, isso mostra que prioridades e orça-
mentos precisam ser melhor alinhados. “Em um cenário ideal,
tudo deve caminhar em umamesma linha: investimentos emma-
rketinganalyticsparaaprofundamentoemdata-drivenmarketing,
o quemelhora a jornada e a experiência do cliente”
Para 2020 a grande perspectiva é engajar audiência via realidade
virtual ou aumentada para (25,5% das empresas e agências), IoT
(25,5%), inteligência artificial (23,5%).
BALANÇODAVERBA
Aindadeacordocomoestudo,13%dasempresasenxugarãooor-
çamento de display advertising e de links patrocinados, enquanto
personalização (51%) eanúncioemvídeo (50%) terãoorçamentos
reforçados em 2017.
No entanto, independentemente das projeções orçamentárias
para cada ferramenta demarketing,mais de dois terços das em-
presas e agências afirmam que o digital direciona as atividades
demarketing da organização. “Aos poucos, vemos uma queda no
númerodeempresasqueaindaafirmamqueodigital écompleta-
menteapartadodasdisciplinasdemarketing.Masoalertaéclaro:
aquelas que não fizerem essa transformação digital ficarão para
a história. Toda e qualquer empresa hoje em dia deve ser uma
empresade tecnologia. Sem isso,nãohácomosobreviver,emuito
menos, se diferenciar”, finalizaGrosso.
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