Revista Graphprint - Edição 176 - page 18

Papel cartão
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também um serviço completo que nos diferencia e
permite uma proximidade ímpar com nossos clien-
tes”, diz.
Aldinir Nascimento, gerente de negócios papel car-
tão da MD Papéis, aponta para as características
industriais da MD na unidade de Limeira (SP): “A
unidade permite desenvolver produtos específicos
para demandas específicas. A competitividade não
se resume apenas em ofertar produtos commeno-
res preços, mas sim ofertar produtos que atendam
às especificações da embalagem e as expectativas dos clientes. Facilidade
na comunicação, bons serviços pós-venda, acesso rápido a informações e
flexibilidade completam o pacote”, enxergaNascimento.
De acordo com a equipe da Suzano Papel e Celulose, a empresa investe
continuamente para melhor atender a cadeia de papel cartão do mercado
brasileiro. “Ampliamos nossas operações em todooBrasil ehojeatendemos
nossos clientes a partir de 16 centros de distribuição locais e 4 centros de
distribuição regionais, além de nossa fábrica de papel cartão localizada no
estado de São Paulo. Modificamos ainda nossa estrutura comercial buscan-
doumaproximidadeaindamaior comosmercadoseclientes. Foramcriadas
oito regionais de vendas, várias rotinas comerciais foram padronizadas e
automatizadas por meio de plataformas digitais e houve expressivos inves-
timentos emmobilidade. Além disso, promovemos diversos programas de
desenvolvimento e capacitação do nosso time comercial”, explica o time de
profissionais daSuzano.
PERSPECTIVASDECONSUMO
Na opinião de Campos, apesar das condições adversas de importantes va-
riáveis da atividade econômica do Brasil que marcaram o ano passado, a
Klabinapresentou crescimentono segmentodepapel cartãoem2016, com-
parado ao ano anterior. “Esse panorama e a resiliência dos mercados em
que atuamos reforçam nossa confiança no crescimento do segmento, uma
vez que 95% do papel cartão da Klabin é destinado aomercado de bens de
consumo, principalmente, alimentos e, na sequência, higiene. Estas linhas
demonstram bom e estável desempenho mesmo em períodos sensíveis da
economia. Outro exemplo é o segmento de líquidos, que permanece em as-
censão tantonoBrasil comonomercadoexterno,ondeháumaconcentração
André Leal, presidente interino da Ibema:
“Há uma projeção de crescimento no
mercado brasileiro de embalagem
para o segundo semestre de 2017,
devido ao aumento de consumo de
alguns segmentos. Esse aumento está
relacionado com a recuperação do poder
de compra do consumidor frente ao
controle da inflação e da queda da taxa
básica de juros.”
Equipe da Suzano Papel eCelulose: “Ampliamos nossas
operações em todo oBrasil e hoje atendemos nossos
clientes a partir de 16 centros de distribuição locais e 4
centros de distribuição regionais, além de nossa fábrica
de papel cartão localizada no estado de São Paulo.
Modificamos ainda nossa estrutura comercial buscando
uma proximidade aindamaior com osmercados e
clientes. Foram criadas oito regionais de vendas, várias
rotinas comerciais foram padronizadas e automatizadas
pormeio de plataformas digitais e houve expressivos
investimentos emmobilidade.Além disso, promovemos
diversos programas de desenvolvimento e capacitação
do nosso time comercial.”
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