Table of Contents Table of Contents
Previous Page  33 / 52 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 33 / 52 Next Page
Page Background

GRAPHPRINT AGOSTO17

Capacitação

33

gerenciamentoda cor; illustrator; orçamentográfico; pinturadigital

com tablet ephotoshop; produçãográfica; projetográficodeemba-

lagem;webdesign responsivo; e técnicoemcomunicação visual.

A evolução do segmento de gráfica vem se caracterizando, nos

últimosanos,pelaadoçãode tecnologiasdigitais.Ossistemas tra-

dicionais de impressão passaram por inúmeras transformações,

marcadas pela incorporação de tecnologias baseadas na infor-

mática, que propiciam àsmodernas impressoras uma velocidade

de produção incomparavelmente maior do que as atingidas pela

tecnologia usada anteriormente.

Poroutro lado,ousodomésticode recursosde informática (micro-

computadores, impressoras de alta resolução, scanners, internet

etc.) permitiu aos consumidores a adoção de soluções gráficas

personalizadas, reduzindo significativamente o mercado para as

pequenasempresas,que faziamserviçosde impressãodecartões

de visitas, folhetos, entre outros.

Essasmudanças levaram algumas destas empresas à extinção, e

outras, à diversificação de seus produtos e serviços, combase no

uso de múltiplas plataformas que garantam a sua sobrevivência

nomercado gráfico, que se tornou extremamente competitivo.

Neste novo contexto, é de fundamental importância para a so-

brevivência das empresas deste segmento os investimentos em

novas tecnologiasdeprodução,oquedemandaprofissionaiscada

vezmais qualificados para atender a este universo tecnológico.

Osprofissionaisdevemestar preparadosparausar osdiversos re-

cursos de informática, aplicados emmaior oumenor intensidade

nas etapas do processo gráfico (pré-impressão, impressão e pós-

-impressão), além de ter capacidade para transitar por diversos

tipos demídias, alémda tradicional.

Se o profissional optar por trabalhar na etapa de pré-impressão,

vai atuar na concepção e materialização de projetos, com pro-

gramação visual, tratamento de imagens, design gráfico, dentre

outras. Na etapa de impressão, o profissional aponta soluções

gráficas para a reprodução; e na pós-impressão, são tratadas as

etapas de acabamento dos produtos impressos: cortes, vincos,

dobras, encadernação etc. Há uma convergência cada vez maior

entre todasasetapas, fazendocomqueosprofissionaisdesenvol-

vamuma visãomais abrangente do processo.

OSenai também

ampliousuaofertade

qualificaçãosetorial

comocurso técnico

emprocessosgráficos

No local,osalunos

realizam,naprática,a

identificaçãoeanálise

desses itens,alémda

detecçãodecausasde

possíveisproblemasem

materiais impressos

Emprimeiroplanona imagem,CarlosDi Giorgio,

presidentedoSindicatodas IndústriasGráficasdo

MunicípiodoRiodeJaneiro (Sigraf) disse:“Este

laboratório,deponta, respondediretamenteaodesafio

demanter anossamãodeobraatualizadaealiada

àsnovas tendências,bemcomodepreparar futuros

gráficosparaa função.”