Revista Graphprint - Edição 148 - page 20

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De acordo com pesquisa da comScore divulgada recentemente,
o Brasil é hoje líder em engajamento online. Todos os meses 68
milhões de brasileiros passam 29,7 horas por mês navegando na
internet, 7horas amais do que amédiamundial. Ainda de acordo
com os dados, as principais redes sociais acessadas pelos bra-
sileiros são o Facebook, em primeiro lugar, Linked In, que con-
quistouo segundo lugar, crescendo11%noúltimoano,Twitter (3º
lugar),Tumblr (4º) eAsk.fm (5º).
Esses dados mostram a importância de as pequenas empresas
estarem nas mídias sociais para se relacionarem com seus con-
sumidores. No entanto, criar uma estratégia eficaz nas mídias
sociais não é tão simples. Com 15 anos de experiência em comu-
nicação empresarial e conteúdo online, Bibiana Riedhorst, sócia
e fundadora da Big Bang Online, agência especializada em social
media,dáquatrodicasparaqueaspequenasempresasmelhorem
os resultados nas redes sociais.
Antes de criar os canais sociais é necessário analisar em quais
redes sociais os consumidores estãopresentes, que tipode con-
teúdo eles buscam e o que fazem nessesmeios. A partir dessas
informações você conseguirá entender o que seus consumido-
res querem e selecionar as redes sociais emque vai atuar, o tipo
de conteúdo que irá oferecer, a linguagem que será utilizada e
a periodicidade das atua-
lizações.
Depoisdedescobrir exata-
mente onde e que tipo de
informações as pessoas
estão buscando, crie uma
estratégia de atuação.
Nem sempre amelhor es-
tratégia é ter uma página
noFacebook,por exemplo.
Existem redes sociais que
podem ser mais interes-
santes para o seu negócio
e público-alvo. Se você
tem uma empresa do seg-
mento B2B, pode ser mais
Comoaspequenasempresaspodemmelhorarsua
atuaçãonasmídiassociais
Agênciademídiassociaisdádicasparaquepequenosempresários
tenhamsucessonasredessociais
interessante uma atuação no Linked In. O Instagram é uma ótima
opçãoparaocomércio. Sejaqual for a redesocial queescolher, se
comprometa com ela. Ter uma rede desatualizada e sem respos-
tas aos comentários vai fazermaismal do que bem.
As mídias sociais não têm esse nome por acaso. Você não fica
insistentemente tentando vender seu produto ou serviço em uma
festa ou churrasco, portanto não faça isso nas redes sociais. As
pessoasestãonasmídias sociaispara seentreter e seemocionar.
Descubra ummodo de participar da conversa que já está aconte-
cendonessas redes. Estar nasmídias sociais éumaoportunidade
de construir relacionamentos para que as pessoas recomendem
você. Ofereçaconteúdo relevanteequeagregue valor ao seucon-
sumidor. Muitas vezes esse conteúdo não vai ser sobre o seu ne-
gócio,mas sobre um assunto que interesse o seupúblico.
Não fique desapontado se não tiver resultados imediatos porque
certamente vocênão ver ter. Nãoexistemágicanas redes sociais.
Uma vez lá, você irá precisar de tempo para conquistar o seu pú-
blico. Na vida real vocênão conhecealguéme já começaanamo-
rar instantaneamente.Omesmoacontecenasmídiassociais,você
precisa conquistar o consumidor. Pense no longo prazo.
Umerrocomumdoempreendedor é terceirizar esse trabalhopara
uma equipe júnior na empresa ou o famoso “sobrinho” baseado
no princípio que “eles
sabem mexer nas redes
sociais”. Eles até podem
saber usar as redes so-
ciais, mas se você não
tiver uma estratégia as
redes sociais não darão
resultado, ou pior, ainda
poderão
comprometer
sua imagem. Contrateum
especialista e participe
de todas as etapas do
trabalho, pois ninguém
melhor do que você co-
nhece seu negócio e seu
público-alvo.
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