Revista Graphprint - Edição 148 - page 14

GRAPHPRINT OUT 14
14
acontece
nomercado
Reciclagemdepapel: aparistas
analisamperspectivasdosetor
Recentemente, 50 empresários aparistas, que compõem o setor
responsável por fornecer à indústriaaparasdestinadasàprodução
de papéis reciclados, participaram do I Encontro Nacional deApa-
ristas dePapel, realizado emSãoPaulo.
O evento foi promovido pelaAssociaçãoNacional dosAparistas de
Papel (Anap), comoobjetivodeanalisar a situaçãoatual do setor e
suasperspectivasdeevolução. PedroVilasBoas,consultordaAnap
e diretor daAnguti Estatística, traçou um panorama domercado e
destacou,dentreoutrosaspectos,que,nodecorrer doanode2013,
o setor aparista empreendeu esforços com vistas a recuperar fon-
tes de abastecimento. Durante uma fase de preços em baixa, ca-
tadores foram deixando esta atividade, passando a trabalhar em
outros setores. “O esforço dos aparistas deu resultados e a oferta
de aparas se estabilizou, porém, o cenário de 2014 é preocupante;
novamente os preços estão em baixa. “Evitar a dispersão de cata-
dores é um grande desafio e, para superá-lo, será precisomanter
os preços competitivos”, explicou o consultor, alertando que esta
situação causa impacto negativo em toda a cadeia: catadores, co-
operativas, aparistas e indústrias recicladoras, além de prejudicar
a coleta domaterial descartado.
MárcioAlmeida, conselheiro daAnap, falou sobre o tema”Visão do
Mercado Futuro de Aparas de Papel”, abrindo espaço para uma
ampla discussão sobre o atual modelo de negócio adotado pelas
empresas do setor, que é focado em comercialização, mas tem
perspectivas de agregar valor com a prestação de serviços.
ParaopresidentedaAnap, FábioBellacosa, esteencontroéopon-
to de partida para uma reestruturação setorial, em ummomento
que todaa sociedadeestádespertandoparaa importânciadages-
tão correta do lixo. “Somos um setor de fundamental importância
para a sustentabilidade e para o êxito da PNRS - Política Nacional
deResíduos Sólidos”, argumentou o executivo.
PaulinaTokuyéanovaespecialistadeprodutopara
osegmento fotográficodaKonicaMinolta
Formada emAdministração de
Empresas, Paulina Tokuy, que
trabalhou por 28 anos na Fuji-
film do Brasil, une-se à equipe
da Konica Minolta para atuar
ao lado de Sérgio Takayama
no desenvolvimento de novos
negócios e aplicações para o
segmento fotográfico, área em
que a multinacional japonesa
vem investindo bastante, so-
bretudo com o lançamento no
país da bizhubPress C70hc.
Em seus quase 30 anos de
experiência no mercado de
fotografia, Paulina acumula
conhecimento em estratégias
para lançamento de produtos,
aplicações técnicas, coordena-
ção de equipes de treinamento
e desenvolvimento de solu-
ções. “Onovo trabalho juntoda
equipe à Konica Minolta é um
desafio. Todos os meus anos
de experiência profissional fo-
ram dedicados a aplicações do
segmento fotográfico, e, agora,
tenho amissão e oportunidade
de auxiliar nodesenvolvimento
de negócios para a KonicaMi-
nolta, uma empresa que está
investindo em conhecimento
e tecnologia para o desenvol-
vimento de impressão fotográ-
fica, principalmente através
da impressão digital. Sem dú-
vidas, é uma tendência”, diz
Paulina.
“Nosso objetivo é fazer com
que o mercado fotográfico en-
xergue cada vez mais os benefícios e diferenciais da tecnologia
Konica Minolta e, de outro lado, fazer com que gráficas digitais
também enxerguemnas aplicações deportfólios deprodutos foto-
gráficos umnovo segmento para seus negócios”, diz.
1...,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13 15,16,17,18,19,20,21,22,23,24,...60
Powered by FlippingBook