Revista Graphprint - Edição 148 - page 3

3
GRAPHPRINT OUT 14
EDITORIAL
Nãohá singular onde
abunda opluralismo
Com o perdão do trocadilho, surfo no lançamento da 7ª onda do Observatório
de Tendências, revelada pela Ipsos, referência mundial em pesquisa de mer-
cado e interpretação de dados, nomês de setembro, em São Paulo. O estudo
captou as tendências de consumo nas principais capitais domundo.
Nove países foram visitados para serem estudados de forma etnográfica por
meio de observação participativa e captação digital (fotoetnográfica, imagens,
sons etc.), dentre eles, EstadosUnidos,México, Inglaterra, Irlanda,Turquia, Es-
panha, Portugal, França eAlemanha.
A ideia de tudo ao mesmo tempo e agora é uma condição para quem quiser
pertencer ao mundo globalizado. Migrando o tema ao negócio de impressão,
acredito que neste quesito é possível traçar um paralelo com amatéria sobre
web toprint.Hoje, a vida, o conhecimentoea inteligênciaestãonas redes.Sua
empresa não? Por quê?
O desejo pela intensidade, surpreender e ser surpreendido, arriscar-se, ousar,
são peculiaridades humanas que foram aguçadas pelos efeitos damassifica-
ção da era global. Era a sintonia que faltava para convidá-lo a ler a matéria
sobre tendências na comunicação visual. Neste segmento, os fabricantes de
impressoras mostram caminhos inéditos, apoiados em substratos também
nunca antes impressos.
Ainda na crista da onda do Observatório, a ênfase é direcionada ao despertar
dos sentidos. Ponto sem final. Nova brecha para criar um gancho com ama-
téria que você lerá algumas páginas adiante: é possível despertar os sentidos
ao retratarmos as opções do universo do papel fino. Ou vai me dizer que um
convite impresso, por exemplo, em papel diferenciado não chamamais aten-
çãodoqueumpost sobredeterminado evento?Podem ser convergentes,mas
sempre há um que se destaca.
Pasme ou não, não hámais volta.O universo estámidiatizado, circula na rede.
Um exemplo claro é a tendênciaMyWay, que se apresentou em ascensão nas
primeiras ondas do Observatório. Na última onda, o foco passou a ser no in-
divíduo e em tudo que lhe singularizava.Agora a criatividade é o grande valor.
Opa, impossível não lembrar damatéria sobre
impressão de embalagens, onde a qualidade
do impressoé fator-chaveparaaconquistada
mídia-alvo, ou seja, o consumidor.
Entre vários outros pontos levantados, a 7ª
onda do Observatório de Tendências mostra
que o consumo passou de vilão amocinho. No
Brasil, especificamente, o consumo tornou-se
mais particularizado e com foco na satisfação
pessoal, abrindo espaço para investimentos
em educação, prazeres íntimos e cultura.
Tudo junto emisturado é o traço contemporâ-
neo da sociedade. É cada vez mais difícil en-
contrar o singular onde abunda plural. Não é
hora de surfar na tal onda pluralística?
Saudações Graphprintenses!
FábioSabbag
1,2 4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,...60
Powered by FlippingBook