Revista Graphprint - Edição 152 - page 15

GRAPHPRINT MARÇO15
Cenário
15
o setor aindaenfrentadesafios, principalmenteem relaçãoà con-
corrênciacomaAmazon,quedominaomercadode livrosdigitais.
No ano passado, a empresa de Jeff Bezos e a editora francesa
Hachette travaram uma longa batalha sobre o patamar dos pre-
ços dos livros. Enquanto a Amazon queriamanter preços baixos,
a editora queria elevar o valor dos títulos. Em novembro, as duas
partesanunciaramqueentraramemumacordoparaqueaeditora
determine os preços dos livros.
“O setor enfrenta várias ameaças estruturais. OdomíniodaAma-
zon significaqueasnegociaçõesdepreços continuarãoa ser fon-
tes de tensão. Apublicação independente continua a crescer, e as
editorasaindaestãoesperandopara ver seosmodelosdeassina-
tura – que transformaram a indústria demúsica – vão funcionar
entre leitores”, avalia a reportagemdo“FT”.
*ReproduzidodoGlobo.com,10/1/2015; títulooriginal“Vendasde
livros impressossobem,enquantodigitaisperdempopularidade’”
“Clubeda leitura”deMarkZuckerberg faz
vendasde livrodispararem
MarkZuckerberg,cofundadoreCEOdoFacebook, traçouumplano
para2015: ler um livroacada15diasecomentá-lona redesocial.
Na verdade, a ideia é mais elaborada: Zuckerberg escolhe uma
obra, informa o título aos participantes do“clubedo livro”, página
que ele criou (chamadaAYear of Books), e duas semanas depois
realiza um debate público com o autor da obra. Recentemente
ocorreu o primeiro encontro virtual, com o escritor venezuelano
MoisésNaím, autor de“O FimdoPoder”.
Desde 3 de janeiro, o clube do livro de Zuckerberg atraiu 248mil
pessoas. De quebra, alavancou a venda de livros. Somente nos
Estados Unidos, o livro deNaím vendeumais de 20mil cópias em
dois dias, de acordo com a editora Basic Books, responsável pela
publicação do título no país. Esse número é maior do que toda
a venda registrada pelo livro desde sua primeira impressão, em
março de 2013.
A ação também repercutiu no Brasil. Publicado pela Editora Leya,
o livro se tornou um dos mais vendidos na Amazon.com.br e já
esgotouem livrariascomoaSaraiva. Deacordocomo jornal Folha
deS. Paulo, aeditorapretende reimprimir aobracomum seloque
remeterá à indicação literária do fundador do Facebook.
Outroefeitodo clubedo livro foi aumentar a fama virtual deNaím,
queganhoumaisdemil novos fãsnoFacebook. Seuperfil noTwit-
ter aponta a realização de entrevistas para publicações america-
nas, inglesas e colombianas nos últimos dias.
Economista e escritor de assuntos políticos, Naím aborda no livro
a fragmentaçãodopoder: nosdiasdehoje; afirmaqueasgrandes
corporações e governos estão perdendo espaço para organiza-
çõesmenores.Amaioriadasperguntasaoautor foi feitapelos fãs
da páginaAYear of Books.
Zuckerberg, dono do espaço, fez apenas uma pergunta e aprovei-
tou para agradecer ao autor. “Obrigado por participar dessa con-
versa”, escreveu. “Realmente gostei de ler seu livro. Foi um belo
jeito de começarmeu ano!”O escritor, é claro, concorda.
Fonte: Veja.com -13/01/2015
1...,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14 16,17,18,19,20,21,22,23,24,25,...52
Powered by FlippingBook