Revista Graphprint - Edição 152 - page 16

Cenário
GRAPHPRINT MARÇO15
16
OBrasil é um dos principais focos, entre as nações emergentes, para investimentos das em-
presas americanas nos próximos 12 meses. O país é o destino principal na América Latina
para as companhias que pretendem investir pelomenos US$ 5milhões nomercado interna-
cional e, quando analisadas todas as nações emergentes, oBrasil fica atrás apenas daChina.
Essaéumadas conclusõesdoestudo recém-lançado“Perspectivasparaosmercadosdealto
crescimento” (High Growth Markets Outlook Survey, do original em inglês), produzido pela
KPMG.
“Apesquisa apontouque omercadobrasileiro ainda estáno topoda agendados empresários
dos EstadosUnidos, apesar deuma ligeiraquedana intençãode investimentos das empresas
americanas noBrasil. Nessa edição do estudo, 22%dos respondentes afirmaramque preten-
dem investir no país, contra 27% no ano passado”, analisa o sócio da área de estratégia da
KPMGnoBrasil,AugustoSales.
“De qualquer maneira, precisamos destacar o potencial futuro do Brasil. Muitos investidores
estãoapostandoem investir no longoprazo, oquedevemanter omercadobrasileiroaquecido
e como foco nos próximos anos”, completa.
Quando olhamos as aplicações já realizadas, o Brasil também semantém no topo. Na última
ediçãodo levantamento,35%dosparticipantesafirmaram terem feito investimentosnoBrasil,
contra26%noanoanterior. Emambosos casos, ele foi o segundopaísdentreosemergentes
amais receber capital americano, ficando atrás,mais uma vez, daChina.
Empresas americanas de olho
noBrasil, oprincipal destinona
América Latina, apontaKPMG
“Grandepartedo interessedos
americanos se dá pelo cres-
cimento dos mercados emer-
gentes e de alto crescimento
que migraram para o topo da
agenda corporativa. O que vi-
mos é que as empresas estão
investindo em países do bloco
dosBRICSebuscando também
alternativas como Nigéria, Qu-
ênia, Bangladesh, Myanmar,
Mongólia, Irã, Iraque, Arábia
Saudita e Emirados Árabes
Unidos”, apontaSales.
A pesquisa foi feita com cem
executivos de negócios ameri-
canos envolvidos no desenvol-
vimento de negócios e estraté-
gia corporativa. Com base na
receita no exercício fiscal mais
recente, 9% dos entrevistados
trabalham em empresas com
faturamento anual superior a
US$10bilhões; 48% com fatu-
ramento anual na faixa de US$
1 bilhão a US$ 10 bilhões; e
43% com faturamento de US$
100 milhões a US$ 1 bilhão.
O estudo completo pode ser
acessado no link
.
1...,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15 17,18,19,20,21,22,23,24,25,26,...52
Powered by FlippingBook