Revista Graphprint - Edição 155 - page 33

GRAPHPRINT JUNHO15
Social
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Deolhonasprincipais tendênciasquemovimentamseumercadodeatuação,aSuzanoPapel
e Celulose anunciou investimento de R$ 30 milhões para a produção de celulose fluff de
fibra curta em escala industrial. Com início de operação previsto para dezembro de 2015, a
capacidade de produção é de até 100mil toneladas.
A iniciativa está em linha com o desenvolvimento de novas aplicações para a celulose de
eucalipto. O novo produto, que recebeu amarca Eucafluff, foi apresentado aos clientes, ofi-
cialmente, no estande da Suzano na feira TissueWorld, realizada entre os dias 20 e 22 de
maio noTransamérica ExpoCenter, emSãoPaulo.
Em 2014, segundo a consultoria Risi, omercado brasileiro de celulose fluff é estimado em
292mil toneladas, sendoque essademanda é atendida apenas por importações tradicional-
mente de fibra longa. A celulose fluff é destinada a atender, principalmente, os segmentos
deabsorventese fraldasdescartáveis.AindadeacordocomaRisi, ademandaglobal defluff
para os próximos cinco anos deve crescer 3,7% ao ano. No Brasil, para o mesmo período,
esse crescimento pode chegar a 4,3% ao ano.
O desenvolvimento do Eucafluff tem como objetivo criar novas aplicações para a celulose
de eucalipto e, com isso, diversificar os produtos da companhia. Segundo Fabio Figliolino,
gerente executivo de inovação da Suzano Papel e Celulose, a novamatéria-prima desenvol-
vida pela empresa, que será entregue em bobinas ao cliente,mantém a alta capacidade de
absorção apresentada pela celulose fluff de fibra longa. “É possível substituir parcialmente
a celulose de fibra longa de acordo com o tipo de produto e sua composição. No caso do
absorvente feminino, por exemplo, é viável substituir 70% pela celulose de eucalipto. Já em
fraldas, a substituição é de nomínimo 30%”, diz.
SobreoProgramaHabilidadesparaoSucesso
O Programa Habilidades para o Sucesso atende alunos do Ensino
Médio, proporcionando aulas envolventes, academicamente enri-
quecedoras e práticas de preparação para omercado de trabalho
e perspectivas de carreiras. São sete encontros conduzidos por
um voluntário do mundo empresarial. Os principais objetivos de
cada aulamostram as habilidades e o conhecimento que os alu-
nos irão adquirir ao longo do programa.
SobreoProgramaAsVantagensde
PermanecernaEscola
OPrograma apresenta os benefícios da escola aos alunos através
de cincomomentos, que incluem um jogo de tabuleiro, análise de
gráficos, elaboração de um orçamento, planejamento de carreira
eumdebate. Oprograma édesenvolvido em salade aula, através
de cinco períodos de 45minutos consecutivos (um turno).
SobreoProgramaMiniempresa
O Programa Miniempresa proporciona a estudantes do Ensino
Médio a experiência prática em economia e negócios, na orga-
nização e na operação de uma empresa. É desenvolvido em 15
semanas, em jornadas semanais, com duração de 3h30min, re-
alizadas nas escolas, geralmente à noite. Os estudantes apren-
dem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e
produção. É um programa acompanhado por profissionais vo-
luntários das áreas demarketing, finanças, recursos humanos e
produção. Nesse programa, são explicados os fundamentos da
economiademercadoedaatividadeempresarial atravésdomé-
todo Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte
em umminiempresário.
Sobrea JuniorAchievement
A Junior Achievement é uma associação educativa, sem fins lu-
crativos, criada nos Estados Unidos, em 1919, com o objetivo de
levar o empreendedorismo aos jovens aindana escola. Atualmen-
te, o trabalho da associação estende-se a 120 países. NoBrasil, a
Junior Achievement atua nos 27 estados através da parceria com
a iniciativa privada. Seus projetos já beneficiaram 4 milhões de
criançase jovensbrasileiros. Parasabermais,acessewww.junio-
rachievement.org.br ou curta
.
SegundoFabioFigliolino,gerente
executivode inovaçãodaSuzano
Papel eCelulose,anovamatéria-
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