Revista Graphprint - Edição 155 - page 54

EMBALAGEM
GRAPHPRINT JUNHO15
54
As melhores soluções para rotulagem, design, vedação, incremento na per-
formance de tempo de prateleira, selagem e, ainda, possíveis inovações que
agregamvalor aoprodutopormeiodaembalagem,considerandoasprincipais
tendências da atualidade. Esses foram os principais temas do seminário “A
ImportânciadaEmbalagempara aCompetitividade Internacional”, promovido
pela Apex-Brasil em parceria com o Instituto de Embalagens, e realizado re-
centementeemSãoPaulo. É importanteconhecer oconsumidor internacional,
os seus hábitos de consumo e a legislação de cada país de forma a adequar
a embalagem aomercado.
O evento integrou as ações do projeto Inova Embala, uma parceria da Apex-
-Brasil com o Instituto de Embalagens, que visa capacitar as empresas bra-
sileiras sobre a importância das embalagens para exportação, sobretudo no
segmentodealimentosebebidascom focono incrementodacompetitividade
internacional das empresas.
Segundo Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens, a
embalagem temque comunicar o diferencial do produto e damarca emqual-
quer canal. Entender como e porque os consumidores de cada país compram
o produto é outra excelente forma para atender às diferentes necessidades.
“Osamericanosdemandamembalagensqueofereçampraticidadeeconveni-
ência, já que eles têm o hábito do consumo on-the-go”, exemplificaAssunta.
ParaMagdaCercan, gerentedaFuturePackeespecialistaemembalagensde
transportee logística,umaembalagemadequadanosistema logísticogarante
Fundamental parao sucesso
nomercado externo
Duranteevento,
especialistasreforçaram
queaembalagemé
consideradacomoum
“cartãodevisitas”da
empresaetemgrande
relevâncianosucessodo
negócio
não sóque oproduto chegue corretamente ao
seu destino, mas também a redução de cus-
tos. “Para o mercado internacional, é impor-
tante também que as empresas conheçam a
norma da ABNT 7500-2009 sobre as simbo-
logias nas embalagens, que informam como
elasdevemser utilizadasemovimentadasdu-
rante o transporte emanuseio”, destaca.
Atrativos
A comunicação clara na embalagem é funda-
mental para atrair o consumidor no ponto de
venda. “As cores, os formatos e os elementos
visuais que remetem à cultura de cada país
fazem esse papel para diferenciar os produ-
tos na gôndola”, afirma CarolinaTeixeira, pro-
fessora de design na UEMG e do Instituto de
Embalagens,
É fundamental conhecer como o consumidor
se sente em relação ao seu produto. Isso,
segundo Mário Narita, diretor da agência de
design de embalagem Narita Design, define
1...,44,45,46,47,48,49,50,51,52,53 55,56,57,58,59,60
Powered by FlippingBook