Revista Graphprint - Edição 174 - page 3

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GRAPHPRINT MARÇO 17
EDITORIAL
Você tem relacionamentofirme?
Uma das grandes motivações do gráfico atual é criar relacionamentos
mais firmes com seus clientes. Há uma séria corrente do bem que vem
se fortalecendo no intuito de criar laços mais firmes entre o processo de
produção gráfica e o cliente final. Como principal indutora desse movi-
mento surge a impressão, que, gradativamente, retoma seu espaço em
diferentes canais emídias.
Seja bem-vindo à era da expansão da impressão rumo a áreas que envol-
vem dados variáveis ou aplicações industriais de grandes margens. Digi-
tal ou offset, o mercado está em alta novamente. Mesmo que a tendência
aponte para uma redução no número de impressões, o valor vai ser maior.
Vale ressaltar que amaioria das aplicações comerciais de impressão e em-
balagem não pode ser substituída pelamídia digital.Mesmo assim, pode, e
deve, fazer a almejada convergência.
Neste ponto, entre idas e vindas, entra a onipresença domarketing sempre
em comunhão com amídia impressa.Mas para alcançar a química perfeita
vale entender as tendências e os desafios da personalização de campa-
nhas demarketing. Na tentativa de destrinchar os caminhos domarketing,
a iProspect, agência demarketing digital full performance presente em 54
países,perguntoua4.500consumidores,dediversos segmentosdemerca-
do (tecnologiada informação, varejo, telecomunicações efinanceiro) deoito
países (Brasil, EUA,ReinoUnido,Alemanha, França, Itália,Holanda eAustrá-
lia), qual a percepção dosmesmos em relação à personalização demensa-
gens, canaismais apropriados para impactar os clientes, e como asmarcas
devem se comportar na tentativa de se aproximar dos consumidores.
A pesquisa concluiu que 73% dos consumidores ouvidos estãomenos pro-
pensos a clicar em um anúncio de uma marca que não conhecem, sendo
que pessoas entre 18 e 24 anos estão duas vezes mais predispostas, ou
seja, preferem clicar em um anúncio personalizado de uma marca que já
conhecem. Emgeral, apersonalizaçãoémais aceitável paraos consumido-
res das categorias de lazer e “life style”. No Brasil, o consumidor brasileiro
prefere receber campanhas demarketing personalizadas com informações
a respeito de promoção de preços (33,6%), informações mais detalhadas
sobre o produto (21,01%) e ofertas em tempo real (19,22%).
Com tantas tecnologias estimulando o consumo, o mercado tem se torna-
do cada vez mais híbrido. Além de uma estratégia digital bem definida, é
necessário criar soluções que levem o consumidor a ter uma experiência
melhor. Com o avanço das plataformas de e-
-commerce, as empresas precisam de muita
criatividade para captar a atenção do consu-
midor, já que o atendimento físico, quemuitas
vezes era o diferencial, já não existe.
Note, entretanto, que não basta apenas ter da-
dos demercado. É preciso saber usá-los com
segurança. Uma das situações mais comuns
nas empresas é a aplicação de boas ferra-
mentas em horas erradas ou sem o devido
cuidado. Nunca adote soluções ultrapassadas
na tentativa de solucionar problemas absolu-
tamente novos. Entenda que, definitivamente,
a impressão tem condição de ser a plataforma
principal de toda e qualquer ação de venda.
Basta entender a ação das campanhas. Afinal,
depois que os bancos inventaram os cartões
de crédito e débito, o dinheiro acabou?
Saudações GRAPHPRINTENSES!
Fábio Sabbag
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