Revista Graphprint - Edição 174 - page 11

acontece
NOMERCADO
GRAPHPRINT MARÇO 17
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OKI DATACOMPLETA20ANOSNO
MERCADOBRASILEIRO
FUSÕESEAQUISIÇÕES: RESULTADOMAIS
BAIXODADÉCADA
HUBERGROUPDESENVOLVE TINTADE IMPRESSÃOOFFSETPARAPRODUÇÃODE
GRANDESVOLUMESDEEMBALAGENSALIMENTÍCIAS
As exigências em relação à impressão de embalagens de alimentos estão crescendo constantemente. Im-
pressões de grande formato produzidas em altas velocidades, novos substratos e a crescente consciência
em relação à qualidade e segurança exigem sistemas especiais de tintas de impressão.
Neste contexto, o fabricante de tintas de impressão hubergroup está substituindo a linha Natura GA pela
sérieMGANaturaapartir de1ºde fevereirode2017. Deacordocomaempresa,anovidadedestaca-sepelo
seudesempenhonas impressoras epor satisfazer todas as exigências dos principais fabricantesmundiais
de alimentos. A linha, adequada à produção de embalagens de alimentos, apresenta propriedades organo-
lépticas especialmente quando é necessário umprocessamento rápido pós-impressão.
O hubergroup ressalta que aMGANatura contém apenas substâncias que nãomigram ou que foram ava-
liadas para contato comalimentos. As normasMGAdohubergroupgarantemquea tintaéproduzidaem conformidade comas normas de
boas práticas de fabricação (GMP), tendo em conta todos os requisitos relevantes para a impressão de embalagens de alimentos.
A MGANaturaestarádisponível como tintas para cromia, tintas spot (cores especiais) em conformidade comos clássicos guias de cores,
assim como em cores de desenvolvimentos personalizados.
AOKI Data celebra 20 anos de atuação nomercado nacional.
“Em2016participamos das principais feiras e eventos do se-
tor,nosquaisdestacamos lançamentosparaasáreasgráficas
emédica, além de soluções para sinalização em varejo e au-
tomatização para captura de documentos”, explica Luiz Carli,
diretor geral daOKI Data.
Entre as soluções para a área gráfica, o destaque é a impres-
sãoem transfer naC941, uma impressoradigital LEDde5co-
res com tecnologiapara imprimir empapeis coloridosusando
toner branco, para a personalização de brindes e materiais
promocionais, como azulejos, madeiras e materiais rígidos.
“O mercado demanda cada vez mais produtos diferencia-
dos, personalizados e em escala reduzida. Alémdisso, alguns
processos tradicionais requerem lote mínimo para início da
produção e, por isso, viemos mudar esse paradigma com a
C941”, explica.
O segmento de sinalização digital também foi um dos pila-
res da companhia em2016. “A velocidadedas promoções de
marketingemsupermercadosehomecentersestava limitada
pela capacidade de produção do cartazista. Com os equipa-
mentosOKI Dataépossível imprimir emumaamplavariedade
egramaturademídias, combaixo índicede intervençõespelo
usuário”, afirma.
Em 2017, a OKI Data irá continuar a investir no crescimento
sustentável, com soluções inovadoras e tecnologia de ponta.
“O intuito é ampliar nossa presença de mercado e garantir
um serviço de excelência aos nossos clientes”, finalizaCarli.
Deacordocompesquisa realizadapelaKPMG, oanode2016 registrou
740 fusões e aquisições, omenor resultado da década. Se compara-
do ao período anterior, quando foram concretizadas 773 operações,
o recuo foi de 4%. “De forma geral, o resultado de 2016 reflete uma
maior cautelapor partedoscompradoresestrangeirosnoambientede
incertezas e redução da atividade econômica em diversos segmentos
de indústriabrasileira. Emcontrapartida,observou-seumcrescimento
de transações domésticas da ordem de 11,5% em relação a 2015”,
afirmao sóciodaKPMGe líder parao setor deassessoriaem fusõese
aquisições, LuisMotta. “Outro dado que chamou bastante atenção foi
o número de 35 transações de empresas brasileiras vendendo opera-
ções no exterior, aumento de 133% em relação a 2015, além de ser o
maior númeroobservadodesde1994,quandonossapesquisa teve iní-
cio. Partedessas transaçõespodeser decorrentedanecessidadedes-
sasempresasem reforçar oseucaixapara fazer frenteaumambiente
demenor acesso ao crédito nomercado local”, complementaMotta.
Oúltimo trimestredoanoapresentou recuperaçãoem relaçãoaoperí-
odo anterior, com um crescimento de 32%. “Isso pode ser decorrente,
parcialmente,denegóciosque tenham sedesenvolvidode formamais
cautelosa e lenta em 2016 devido ao atual contexto de incertezas”,
analisa o sócio daKPMG.
Dentre os setores, o destaque em 2016 permaneceu nas transações
realizadas pelas empresas de tecnologia da informação (104) e de in-
ternet (74). Além desses, serviços para empresas (64), instituições fi-
nanceiras (50), alimentos, bebidas e tabaco (46), empresas de energia
(32) e hospitais e laboratórios de análises clínicas (31) também foram
segmentos quemantiveram omercado aquecido.
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