Revista Graphprint - Edição 176 - page 29

GRAPHPRINT MAIO17
Digital para promocional
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Asoscilaçõesdaeconomiaeocenárioumpoucomaispositivoquesedesenhapara
os próximos meses não tiraram das promoções a importância que elas ganharam
junto aos consumidores nos últimos tempos. As ofertas especiais estão no topo
da lista de fatores para a escolha da loja na qual os brasileiros vão comprar. As
promoções tiveram papéis diferentes por tipo de canal de compra. Por exemplo:
melhoraram a frequência de ida aos hipermercados, apresentando crescimento de
14,5%em comparação comoanoanterior. No casodos supermercados de rede, as
promoções impactaram em aumento dos gastos em 4,9% (deflacionado), e ainda
atraírammais de 1.820.000domicílios para os atacarejos.
A oferta quemais cativa os brasileiros, segundo o levantamento, é a famosa “leve
mais, pague menos” (68%), seguida pelo desconto de preço (64%). Produtos grá-
tis e com brinde aparecem, respectivamente, com 25% e 23%. O comportamento
demonstra que o foco do consumidor, ainda preocupado em racionalizar e planejar,
está em obter uma vantagem imediata com as promoções. Outro comportamento
que tem impactado o consumo no Brasil é o fato de que as famílias estão cada
vezmenores. Em 2006, por exemplo, 30% dos lares tinham uma ou duas pessoas.
Dez anos depois, o número foi para 32%. Já os que eram compostos por cinco ou
mais pessoas, no mesmo período, caíram de 22% para 19%. Atualmente, 7% dos
domicílios têmapenas umapessoa. Essamudança implicaumamaior demandade
embalagens sobmedida,menores e ideais para omomento.
Para as mais diferentes indústrias o fato é que as transformações sempre ocor-
reram, mas nunca na velocidade em que observamos atualmente. Isso se dá por
conta de dois grandes fatores: o comportamento de uma nova geração e o avanço
exponencial da tecnologia. A soma destes dois elementos aponta paramais trans-
formações e algumas delas podem impactar o seu negócio. Entretanto, determinar
se esse impacto será positivo ounegativo é uma questão de escolha.
DIGITALCOM FOCONOPROMOCIONAL
Sempre atento ao nível de consumo e ao aumento da propaganda, o setor promo-
cional acompanha de perto as ações demarketing das companhias. Antes restrito
ao ambiente offset, que desenvolve commaestria diferentes impressos, o gráfico
pode usar também a tecnologia de impressão digital.
“Oportfólio oferecidopelaEFI é abrangente e completo. Todos os equipamentos da
linha de grandes formatos atendem aomercado promocional. Com alta tecnologia,
os gráficos podem esbanjar criatividade e qualidade nas produções de banners,
displays, cartazes, embalagens promocionais, etc. Entre as vantagens dos equipa-
mentos da EFI estão a alta velocidade e qualidade de impressão, além da possibi-
lidade de baixas tiragens e de personalização. Todas essas vantagens alavancam a
produtividade e a competitividade da gráfica nomercado”, aponta ErnandeRamos,
diretor de vendas paraAmérica Latina da EFI.
OsvaldoCristo, PresalesHP Indigo ePWPparaAmérica Latina, fala que para omer-
cado promocional a empresa oferece a linha HP Indigo, “que atende aos formatos
um quarto de folha emeia folha e velocidades de produção adequadas à necessi-
dadede cada cliente. As características deproduçãodo cliente edemandas de seu
mercado definem as vantagens da impressão com a linhaHP Indigo. Os principais
pontos em comum são: o acerto de trabalho virtualmente com zero tempo, que
permite que os clientes cumpram prazos cada vez mais apertados; o acerto do
JorgeArmandoMoreno,EspecialistadeVendas,
Soluçõesde ImpressãoElectrofotográfica /Divisão
deSistemasde ImpressãodaKodak:
“Umadenossasúltimasnovidades foi
o lançamentodenovas tintasespeciais
- como tonsmetalizados (douradoe
prateado), vermelhofluorescentee
possibilidadedese trabalhar com tinta
desegurança - tudonumamesma
sequênciade impressão,usando todos
osbenefíciosdaquintaunidadeacoplada
àsoutrasquatrounidadesCMYK.”
trabalho com custo zero, ou seja, só consome o
que efetivamente se imprime; a impressão frente
verso e com alceamento eletrônico, dispensando
as entradasmúltiplas na impressora, imprimindo
emuma sóentradaambasas facesdopapel com
até setecoresemcadaumadelas; entregaopro-
duto alceado quando o trabalho requer mais de
uma folha; operaçãosimplesecustosprevisíveis;
e a tecnologia exclusiva ElectroInk, responsável
por gerar impressos com a mesma aparência e
sensação tátil da impressão convencional, com
acabamento diferenciado e mais rápido”, esmi-
úça o executivo daHP.
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