Revista Graphprint - Edição 157 - page 17

GRAPHPRINT AGOSTO14
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ARTIGO
A forma como compramos está sempre mudando e
evoluindo. Nos últimos anos, temos visto inúmeros fa-
tores, como os serviços de tecnologia voltados ao con-
sumidor e varejo multicanal, desempenharem papéis
mais importantes do que nunca. Há um grande foco
nas tendências e nas novas tecnologias, o que coloca
os varejistas sob pressão para constantemente atuali-
zarem e melhorarem sua atuação. Porém, com tantos
períodos sazonais e diferentes hábitos de compra que
surgem todos os anos, ter uma loja perfeita em termos
deatendimento,planejamentosazonal evendasparece
um desafio enorme. Para ajudar com os preparativos
para a data sazonal mais promissora do ano, o Natal,
que logomaisestaráchegando, seguemalgumasdicas
da Rakuten sobre como fazer um bom planejamento
para o período e vender como nunca.
Crieumaexperiênciadecompraexcelenteem todosos
canais. No primeiro semestre de 2014, as compras via
celular e tablet no Brasil aumentaram 84% em relação
ao último ano. Àmedida quemais emais compradores
navegam e tomam decisões de compra utilizando di-
ferentes dispositivos, é importante que eles tenham a
mesma experiência em cada tipo de aparelho. Muitos
consumidores pesquisam produtos em seu celular a
caminho do trabalho, verificam novamente na hora do
almoçoe,horasdepois,pode ser queelescliquempara
comprar em um dispositivo diferente, como um tablet.
Para aumentar as chances de garantir uma venda, é
importante que o cliente não tenha uma experiência
ruim emnenhumponto do percurso.
Planeje com antecedência promoções e estratégias de
marketing. Na Rakuten, por exemplo, os varejistas es-
tão dentro de ummarket place, porém suas lojas pos-
suem identidade visual própria, exclusiva. Durante os
períodos sazonais, essas lojas podem adaptar layout
e vitrinea cadadata comemorativa, oqueajudaama-
ximizar as vendas e atrair consumidores. Isso é tão
simples comomudar o seu logotipo para vermelho no
Dia dos Namorados ou até reinventar completamente
a sua loja para parecer com a terra do Papai Noel, no
Natal. Seja qual for a ocasião, uma pequena mudan-
ça pode ser umamaneira eficaz de atrair clientes em
busca de produtos.
Comoaproveitar aomáximo os
períodos sazonais de vendas
Por Ricardo Jordão*
Aproveite o poder das mídias sociais para envolver e espalhar o conteúdo
em diferentes canais que combinem com a estação sazonal. O E-commerce
Indexmais recente daRakuten constatouquemais de 40%das pessoas em
14países recomendam itens nas redes sociais. NoBrasil, 66%dos entrevis-
tadosdisseram recomendar produtosperiodicamentenelas.Vocêpode fazer
umblogdedicas sobre comopoupar dinheironesteNatal, com links que le-
vamparaofertas,por exemplo. Sequiser explorar avoltaàsaulas,vocêpode
planejar um concurso no qual o cliente pode ganhar uma cesta de livros,
artigos de papelaria, jogos educativos, ou até um computador. Independen-
tementedaaçãoquecriarparaadata,certifique-sedeaproveitaraomáximo
os vários canais eos públicos variados queasmídias sociais fornecempara
impulsionar as vendas e tráfego para seu site durante os períodos sazonais.
Não decepcione os clientes com a falta de estoque. Às vezes é difícil conse-
guir o equilíbrio certo na quantidade do estoque. Analise o mesmo período
do ano passado para avaliar quais produtos devem ser osmais procurados
e certifique-se de que você tem a quantidade suficiente dosmais vendidos.
Vocêpode atémesmousar asmídias sociais para verificar quais os interes-
ses dos consumidores. Observe o que os consumidores estão postando no
Pinterest ou quais produtos são tendência no Twitter e use essas informa-
ções para ajudá-lo a tomar decisões estratégicas. Se alguma coisa está em
falta no estoque, tenha uma alternativa para garantir que não perca vendas.
Para os varejistas online a solução pode ser um simples alerta pop up para
que os clientes saibam que o produto que eles estão procurando vai estar
de volta em estoque na data xis. Da mesma forma, para os varejistas off-
-line, informe os funcionários sobre quando deve chegar o próximo lote dos
produtosem falta,paraquepossamorientar osconsumidoresavoltarem,ou
sepodemefetuar a comprana loja virtual, seoprodutoestiver disponível lá.
Certifique-se de que sua equipe proporciona uma experiência consistente.
Considereoferecer aos seus funcionários,novose veteranos,um treinamen-
to de atendimento ao cliente, para que eles se sintam confiantes e prepara-
dos para lidar com o aumento da demanda durante os picos sazonais. Pode
parecer óbvio, mas isso não só vai ajudar a garantir que esses períodos de
maior movimento funcionem bem como também ajudará a garantir que a
experiênciadoclientepermaneçaconsistenteao longodoano. Issoéessen-
cial, uma vez queminimiza o risco de deixar os clientes insatisfeitos devido
a um pico de atividade e, consequentemente, ajuda a evitar também uma
mancha em sua reputação.
Aoplanejar asvendas futuras,osvarejistasdevemsepreocupar emoferecer
uma experiência de compra consistente e transparente, que não deixe os
clientes desapontados ou sem o produto que desejam justamente em datas
comemorativas importantes.
*CMOdaRakutenBrasil
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