Revista Graphprint - Edição 174 - page 16

EQUIPAMENTOSPARAEDITORIAL
GRAPHPRINT MARÇO17
16
Após um período com bons resultados, incentivado também pela
semana da Black Friday, o mercado livreiro ganhou novo fôlego
em razão das vendas de Natal. Mesmo assim os números ainda
são insuficientes para encerrar o balanço de 2016 comdesempe-
nho positivo. No entanto, no comparativo entre o acumulado de
2016 e ode2015, omercado fecha o ano comquedas em volume
(-10,8%) eem faturamento (-3,1%), refletindoo impactoda reces-
são econômica do país. Considerando a inflação, a queda real em
valor foi de 9,2%.
“Apesar do resultado negativo, vale ressaltar a tendência à re-
cuperação dos últimos quatro períodos, em que houve reversão
da queda de vendas. Até a semana 40, o mercado caía 4,9% e
conseguimos fechar oanocom -3,1%. Nossaesperançaéqueem
2017onúmerodeexemplaresvendidospermaneçaminimamente
estável dentrodeumcenárioaindadifícil daeconomiabrasileira”,
afirmaMarcos daVeiga Pereira, presidente do SindicatoNacional
dos Editores de Livros (SNEL). Os dados foram levantados pelo
13º Painel dasVendas de Livros no Brasil em 2016, apresentados
Uma impressãode respeito
APOIADOEMTENDÊNCIADECRESCIMENTO, SETOREDITORIALVIVEAEXPECTATIVADERETOMAR
CAMINHOSSAUDÁVEIS. AS IMPRESSORASESTÃOALINHADASEDISPOSTASACOMPETIREM,
INDEPENDENTEMENTEDATIRAGEMESCOLHIDA
FábioSabbag
peloSNEL epelaNielsen. Os números têm comobase o resultado
de Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais
livrarias e supermercados no país.
Com resultado acima das previsões otimistas, a 6ª edição da Bla-
ck Friday do ano passado impactou positivamente o 12º período
analisado domercado editorial em 2016. Em comparação com a
médiade vendasdasquatro semanasanterioresaoevento, houve
um incremento em volumede115% ede65% em faturamentona
semana da Black Friday. O impacto em reais (R$) foi menor em
razão dos altos descontos praticados (37,8%) nessa época.
Aindade acordo com o estudo, levando em consideração odesem-
penho geral do 12º (2015 (05/10 a 29/11/2015) x 2016 (10/10 a
04/12/2016), o resultado também foi positivo: 10,07% em volume
e 12,54% em valor, se comparado aomesmo período de 2015. Os
resultadosdoacumuladodoano também repercutemaboaperfor-
mance desse intervalo,mas não foram suficientes para reverter os
númerosnegativos. Comparandocom2015,avariaçãoéde -3,37%
em faturamentoe -11,08%em volume.
1...,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15 17,18,19,20,21,22,23,24,25,26,...52
Powered by FlippingBook